...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

10 junho 2016

Degraus e escadas fixas em rotas acessíveis - Altura e largura do degrau - Dimensionamento de degraus isolados - Escadas - Escadas com lances curvos - ABNT 9050 - 2015 - Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos

Degraus e escadas fixas em rotas acessíveis
Quando houver degraus ou escadas em rotas acessíveis, estes devem estar associados a rampas ou equipamentos eletromecânicos de transporte vertical. Deve-se dar preferência à rampa.

Características dos pisos e espelhos
Nas rotas acessíveis não podem ser utilizados degraus e escadas fixas com espelhos vazados. Quando houver bocel ou espelho inclinado, a projeção da aresta pode avançar no máximo 1,5 cm sobre o piso abaixo, conforme Figura 74.


Altura e largura do degrau


Dimensionamento de degraus isolados
A sequência de até dois degraus é considerada degrau isolado. Degraus isolados devem ser evitados.

Quando utilizados, devem:
a) seguir o dimensionamento;
b) conter corrimão;
c) ser devidamente sinalizados em toda a sua extensão.

Rampas junto aos degraus isolados devem ter largura livre mínima de 1,20 m e degrau isolado for uma soleira, deve ser atendido o descrito nessa norma.


Escadas
Uma sequência de três degraus ou mais é considerada escada.

As dimensões dos pisos e espelhos devem ser constantes em toda a escada ou degraus isolados. Para o dimensionamento, devem ser atendidas as seguintes condições:



A largura das escadas deve ser estabelecida de acordo com o fluxo de pessoas, conforme ABNT NBR 9077. A largura mínima para escadas em rotas acessíveis é de 1,20 m, e deve dispor de guia de balizamento.

Em construções novas, o primeiro e o último degraus de um lance de escada devem distar no mínimo 0,30 m da área de circulação adjacente e devem estar sinalizados de acordo com a norma.

A inclinação transversal dos degraus não pode exceder 1 % em escadas internas e 2 % em escadas externas.

Escadas com lances curvos ou mistos devem atender à ABNT NBR 9077, porém é necessário que, à distância de 0,55 m da borda interna da escada, correspondente à linha imaginária sobre a qual sobe ou desce uma pessoa que segura o corrimão, os pisos e espelhos sejam dimensionados conforme Figura 75.


Escada com lances curvos – Vista superior


As escadas devem ter no mínimo um patamar a cada 3,20 m de desnível e sempre que houver mudança de direção.

Entre os lances da escada devem ser previstos patamares com dimensão longitudinal mínima de 1,20 m. Os patamares situados em mudanças de direção devem ter dimensões iguais à largura da escada. Quando houver porta nos patamares, sua área de varredura não pode interferir na dimensão mínima do patamar.

A inclinação transversal dos patamares não pode exceder 1 % em escadas internas e 2 % em escadas externas.

Fonte:

[field_generico_imagens-filefield-description]_164

Nenhum comentário:

Postar um comentário