...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

09 novembro 2021

EQUIPAMENTOS DE COMBATE A INCÊNDIO - INSTALAÇÔES HlDRÁULICAS - INSTALAÇÕES SOB COMANDO - RESERVATÓRIOS - BOMBAS DE RECALQUE - TUBULAÇÕES - HIDRANTES - ABRIGOS - MANGUEIRAS - CONEXÕES - ESGUICHOS - CHAVES DE MANGUEIRAS - DERIVANTE - COMO USAR O HIDRANTE

 EQUIPAMENTOS DE COMBATE A INCÊNDIO

 

INSTALAÇÔES HlDRÁULICAS

 


 

As instalações hidráulicas são recursos que as equipes de combate ao fogo, por ocasião dos acidentes dispõe, para possibilitar o controle da situação.

 

São dois os tipos principais: As automáticas, que são acionadas por sensores (detectores de fumaça), termostatos (temperatura), sprinklers, etc., e as sob comando, que estudaremos mais calmamente.

 

INSTALAÇÕES SOB COMANDO

São aquelas em necessitamos de equipes treinadas para, no momento da ocorrência. Colocar-mos em operação, montando os dispositivos de combate ao fogo.

 

Essas instalações são compostas de:

 

RESERVATÓRIOS

 


 

São tanques, caixas (subterrâneas ou aéreas), fossos, etc., que utilizamos para guardar uma quantidade de água exclusiva para uso em caso de incêndios. Os elevados mantém a rede constantemente pressurizadas; os ao nível do chão ou subterrâneos, necessitam de bombas de recalque para fornecer a pressão exigida.

 

BOMBAS DE RECALQUE

 


 

São equipamentos destinados a enviar a água a pontos distantes ou elevados, e fornecer pressão necessária nos equipamentos. São acionadas por motores elétricos ou à explosão acoplados à elas.

 

TUBULAÇÕES

 


 

As tubulações são metálicas (aço carbono ou ferro fundido), subterrâneas, e que servem para distribuir a água por todo o parque industrial.

 

HIDRANTES

 


São terminais das tubulações, que permitem a captação da água através de mangueira e controlados por válvulas (registros). Os hidrantes podem ser de tipos diferentes, de acordo com as necessidades dos locais.

 

ABRIGOS

 


 

São caixas de madeira, colocadas sobre pedestais de aço carbono e que servem para guardar esguichos e chaves.

 

MANGUEIRAS

 


 

São dutos flexíveis dobráveis, fabricados com fibras naturais: rami, algodão, linho etc., ou fibras sintéticas (poliéster). As mangueiras são utilizadas para conduzir água até o ponto do incêndio. São fabricadas em diversos diâmetros.

 

Cuidados especiais devem ser tomados com as mangueiras, evitando-se arrastá-las no piso, bater suas conexões, passar sobre as mesmas com bicicletas, carrinhos, veículos, etc., contato com agentes agressivos (ácidos ou alcalis), etc.

 

CONEXÕES

 


 

São peças confeccionadas em latão, montadas por meio de empatação às extremidades das mangueiras e que servem para acoplá-las aos hidrantes, outras mangueiras, viaturas, esguichos, etc. As conexões não podem ser jogadas ao chão, sofrer impactos ou quaisquer danos pois, caso isto ocorra, toda a mangueira ficará inutilizada.

 

ESGUICHOS

 



 

São equipamentos destinados a dar forma e direção ao jato d'água. 


São de diversos tipos, porém são comuns os esguichos:

Agulheta (jato pleno);

Regulável simples;

Regulável com bloqueio;

Universal (com aplicador de neblina);

Formador de espuma.

 

CHAVES DE MANGUEIRAS

 


 

Auxiliam no acoplamento entre mangueiras ou equipamentos com conexões, quando há dificuldade para fazê-lo com as mãos.

 

DERIVANTE

 



 

São peças em forma de "Y", destinadas a dividir a aplicação da água para dois ou mais pontos. Podem ser montadas com ou sem registros.

 

 

COMO USAR O HIDRANTE

 

ATENÇÃO

Nunca dirija o jato d’água para a rede elétrica se a mesma estiver ligada

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário