PONTOS DE TEMPERATURAS
a - Ponto de Fulgor
É a temperatura mínima, no qual
os corpos combustíveis liberam vapores que incendeiam com uma fonte de calor.
Entretanto, a chama não se mantém devido a insuficiência destes. É chamado Ponto
de Lampejo ou "Fash-Point".
b - Ponto de Combustão
É a temperatura mínima, na qual
os gases desprendidos dos corpos combustíveis, ao entrarem em contato com uma
fonte de calor entram em combustão e continuam a queimar. É chamado de
"Fire-Point".
c - Ponto de Ignição :
É a temperatura mínima, na qual os gases desprendidos dos
combustíveis, entram em combustão apenas pelo contato com o oxigênio do ar,
independente de qualquer fonte externa de calor.
Outro conhecimento,
indiscutivelmente importante para fazer prevenção ou combate a incêndios, é
conhecer as formas de transmissão do calor :
a – Condução
É o processo pelo
qual, o calor se transmite diretamente da matéria ou de molécula para molécula,
isto é, sem intervalos entre corpos.
b – Irradiação
É a forma de transmissão de
calor por meio de ondas calorificas, irradiadas de corpos em chamas, e que
atravessam o ar. É o caso da transmissão do calor solar para o nosso Planeta.
Este é irradiado através de ondas, até encontrar obstáculos, quando então
começa a ser transmitido por condução. É refletido por superfícies polidas. Sua
intensidade é proporcional à temperatura do fogo. Diminui à medida que se
distância do mesmo. A proteção contra incêndios decorrentes do calor irradiado,
consiste em fazer uma cortina com materiais bons absorventes de calor, como por
exemplo: uma cortina d’água em redor do foco do fogo.
c – Convecção
É o processo de transmissão de
calor, que se faz através da circulação de um meio transmissor, gás ou líquido;
através da massa de ar ou gases quentes que se deslocam do local do fogo
podendo provocar incêndios em locais distantes do mesmo. A proteção contra
incêndios, decorrentes de tal processo é feita de forma a não deixar acumular
ar ou gases quentes em locais que possuam combustíveis, principalmente os de
baixo ponto de ignição.
Nenhum comentário:
Postar um comentário