Crianças cantam o Hino Nacional durante
momento cívico em escola de BH
Uma vez por semana, a agitação comum no pátio
da Escola Estadual Professor Leon Renault, na zona Oeste de Belo Horizonte, sai
de cena. Em vez de correria, os estudantes ficam em fila. E a gritaria dá lugar
a um coro de vozes cantando o Hino Nacional. A atividade faz parte do momento
cívico, prática que busca desenvolver o patriotismo entre os alunos e resgatar
os símbolos nacionais.
Iniciativas assim são aprovadas pelo professor
de pedagogia da Fumec José Olavo Malta. “Isso permite que a criança perceba, desde
cedo, que pertence a um grupo com ritos culturais específicos, regras e marcas
distintas. Dessa forma, será formado um cidadão consciente, capaz de viver
dentro da lógica da sociedade”.
Outras
datas
Na tentativa de alcançar esse ideal, durante o
momento cívico da escola Professor Leon Renault, os estudantes também fazem
apresentações sobre alguma data comemorativa da semana, como o Dia da Bandeira,
o Dia do Índio ou o Dia da Independência.
“Tentamos cultivar entre eles o hábito de
prestar as devidas homenagens à pátria”, afirma a diretora, Antônia Mary
Martins dos Santos.
Ruan Gabriel da Silva Xavier, de 8 anos, prova
que a iniciativa dá resultado. “Acho importante quando nos reunimos para o
momento cívico porque isso mostra que a gente respeita a pátria”, diz.
Projeto
abrangente
Falar apenas sobre símbolos nacionais, no
entanto, é muito pouco, na opinião da professora do doutorado em educação da
PUC Minas, Maria Auxiliadora Monteiro Oliveira.
“O hino e a bandeira têm importância, mas,
sozinhos, não garantem a vivência da cidadania. O ideal é que as escolas
incluam o tema no projeto pedagógico”, defende.
Outro problema, segundo a especialista, é que
poucas instituições de ensino no Brasil se preocupam em transmitir essas lições
aos alunos.
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