04 maio 2014

Lição de casa: aprender a ser brasileiro! - Crianças cantam o Hino Nacional durante momento cívico em escola de BH - Uma vez por semana, a agitação comum no pátio da Escola Estadual Professor Leon Renault, na zona Oeste de Belo Horizonte, sai de cena.




  
Crianças cantam o Hino Nacional durante momento cívico em escola de BH

Uma vez por semana, a agitação comum no pátio da Escola Estadual Professor Leon Renault, na zona Oeste de Belo Horizonte, sai de cena. Em vez de correria, os estudantes ficam em fila. E a gritaria dá lugar a um coro de vozes cantando o Hino Nacional. A atividade faz parte do momento cívico, prática que busca desenvolver o patriotismo entre os alunos e resgatar os símbolos nacionais.

Iniciativas assim são aprovadas pelo professor de pedagogia da Fumec José Olavo Malta. “Isso permite que a criança perceba, desde cedo, que pertence a um grupo com ritos culturais específicos, regras e marcas distintas. Dessa forma, será formado um cidadão consciente, capaz de viver dentro da lógica da sociedade”.


Outras datas

Na tentativa de alcançar esse ideal, durante o momento cívico da escola Professor Leon Renault, os estudantes também fazem apresentações sobre alguma data comemorativa da semana, como o Dia da Bandeira, o Dia do Índio ou o Dia da Independência.

“Tentamos cultivar entre eles o hábito de prestar as devidas homenagens à pátria”, afirma a diretora, Antônia Mary Martins dos Santos.

Ruan Gabriel da Silva Xavier, de 8 anos, prova que a iniciativa dá resultado. “Acho importante quando nos reunimos para o momento cívico porque isso mostra que a gente respeita a pátria”, diz.


Projeto abrangente

Falar apenas sobre símbolos nacionais, no entanto, é muito pouco, na opinião da professora do doutorado em educação da PUC Minas, Maria Auxiliadora Monteiro Oliveira.

“O hino e a bandeira têm importância, mas, sozinhos, não garantem a vivência da cidadania. O ideal é que as escolas incluam o tema no projeto pedagógico”, defende.

Outro problema, segundo a especialista, é que poucas instituições de ensino no Brasil se preocupam em transmitir essas lições aos alunos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário