...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

02 novembro 2018

Combustão incompleta - MCII – MANUAL DE COMBATE A INCÊNDIO EM INDÚSTRIAS


Combustão incompleta

Quando um fogo se desenvolve em uma indústria com oxigênio em quantidade limitada ou insuficiente, diz-se que a combustão é incompleta.

Em um ambiente onde o oxigênio se encontra puro (saída de oxigênio no cilindro) muitos corpos queimam sob a forma de explosão, o ponto crítico para combustão não é o mesmo para todos os corpos, por exemplo: os combustíveis líquidos não se queimam abaixo de 16 % de oxigênio, uma vela apagar-se-á com 14 % e o carvão abaixo de 8%.

Reconhece-se a combustão incompleta pela grande quantidade de fumaça, a qual contém pequenas partículas de fuligem, materiais irritantes e venenosos, principalmente monóxido de carbono (CO), que numa concentração de 2 % no ambiente mata em uma hora e em 10% mata imediatamente.

O perigo proveniente da combustão incompleta está, justamente na fumaça devido ao CO nela contida, bem como o bióxido de enxofre, ácido sulfídrico etc que lhe aumentam a toxidade, além dos gases nitrosados (queima incompleta de compostos de azoto) que são venenosos.

O reconhecimento dos gases nitrosados dá-se pela coloração amarela da fumaça e seu cheiro ocre (cheiro de terra, argila).


A inalação desses gases, mesmo em pouca quantidade é suficiente para provocar danos à saúde ou levar à morte.

O celulóide e o acrílico são compostos de azoto muito comuns nos incêndios em indústrias e, causam sérios riscos à vida, pois além dos gases nitrosados, contém grandes quantidades de monóxido de carbono e compostos cianídricos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário