...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

15 novembro 2018

Dimensões dos aceiros - Medidas dos aceiros - Comprimento - Largura - Noções práticas para a construção de um aceiro - MANUAL DE COMBATE A INCÊNDIOS FLORESTAIS


Dimensões dos aceiros


As medidas dos aceiros podem variar em:

1) comprimento - o comprimento do aceiro deve ser aquele que tenha condições de circunscrever totalmente a área que está queimando ou a área a ser protegida;

2) largura - a largura é bastante variada, pois pode ser de 50 (cinqüenta) centímetros quando se trata de incêndio de solo e de dezenas de metros, quando se trata de florestas com incêndio de copa.



Noções práticas para construção de um aceiro:

É importante, na construção do aceiro, que a largura seja suficiente para conter o fogo, mas não mais larga que o necessário, pois se pode gastar mão de obra e tempo que faltará para cercar o fogo e toda sua extensão.

Deve-se tomar muito cuidado com a vegetação mais alta, pois pode ocorrer de ser feito um aceiro bem limpo no solo e o fogo passar com facilidade na parte mais alta.

Normalmente, é necessário que o aceiro seja mais largo, diante do fogo, ou seja, o sentido do vento, sendo menor nos flancos e menor ainda na retaguarda, onde a propagação será contra o vento.

É importante que o aceiro fique bem limpo, ou seja, a terra não deve conter vegetação, nem qualquer outro material combustível.

Caso exista material queimado na área do aceiro, o mesmo deve ser jogado para a área de onde vem o fogo ou área queimada.

O material intacto deve ser jogado para a área a ser protegida, para que se diminua o volume de combustível, nas proximidades do aceiro.

É importante para a rapidez da construção de aceiros que se utilizem o aceiro natural, como rios, lagos, estradas, ou mesmo formações rochosas que bloqueiam naturalmente o avanço do fogo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário