...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

02 fevereiro 2015

Noções de Combate a Incêndio Classes de Incêndio - Classe A - B - C - D - CARTILHA DE ORIENTAÇÕES BÁSICAS - NOÇÕES DE PREVENÇÃO CONTRA INCÊNDIO - DICAS DE SEGURANÇA


Noções de Combate a Incêndio

Classes de Incêndio

Os materiais combustíveis têm características diferentes e, portanto, queimam de modos diferentes. Para melhor compreensão, são divididos em quatro classes de incêndio, conforme o tipo de material:


Figura 11 – Classes de incêndio Fonte: DSCI – CBPMESP


Classe A - incêndio em materiais sólidos, como madeira, papel e tecido, etc. Esses materiais apresentam duas propriedades:

deixam resíduos quando queimados (brasas, cinzas, carvão), e queimam em superfícies e em profundidade.


Figura 12 – Incêndio em materiais sólidos Fonte: DSCI – CBPMESP


Classe B - incêndio em líquidos inflamáveis, como óleo,
gasolina, querosene, etc. Esses materiais apresentam duas propriedades: não deixam resíduos quando queimados, e queimam somente em superfície.


Figura 13 – Líquidos inflamáveis Fonte: DSCI – CBPMESP


Classe C - incêndio em equipamentos elétricos energizados, como máquinas elétricas, quadros de força, etc. Ao ser desligado o circuito elétrico, o incêndio passa a ser de classe A.

Importante: não jogue água em fogo de classe C (material
elétrico energizado), porque a água é boa condutora de eletricidade.


Figura 14 – Equipamento elétrico energizado Fonte: DSCI- CBPMESP


Classe D - incêndio em metais que inflamam facilmente, como alumínio em pó, magnésio, carbonato de potássio etc. Não jogue água neste incêndio, pois na presença da água esses metais reagem de forma violenta.


Figura 15 – Incêndio em metal combustível Fonte: DSCI – CBPMESP

2 comentários: