...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

05 fevereiro 2015

Doença de Chagas - Protozoário Trypanosoma cruzi - PREVENÇÃO DE DOENÇAS E ACIDENTES NOS TRABALHOS DE CAMPO


A doença de Chagas é causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi que é transmitido ao homem pela picada de insetos triatomíneos chamados popularmente de "barbeiros", parecidos com os comuns percevejos.



Os insetos picam à noite suas vítimas para sugarem sangue e ao mesmo tempo defecam. Ao coçar-se o indivíduo leva as fezes do inseto, onde se encontra o protozoário parasita, ao ferimento causado pela picada, por onde ele penetra.

Um fator que facilita muito a transmissão da doença de Chagas é a domiciliação do inseto transmissor, que vem viver na habitação humana ou próximo à ela. Um local preferencial usado como esconderijo diurno pelos insetos são as frestas existentes nas casas de pau-a-pique do interior. A transmissão desta doença está em declínio no Brasil em decorrência da atuação dos serviços sanitários de saúde, que realizam a dedetização das habitações rurais e a educação sanitária, eliminando o principal vetor da doença, o Triatoma infestans.

Entretanto tem-se notado um aumento de casos na Amazônia, possivelmente pela vinda aos domicílios de triatomíneos silvestres. A infecção ocorre também em diversos mamíferos silvestres e domésticos, que funcionam como reservatórios da doença. A doença de Chagas tem evolução bastante insidiosa e os sintomas crônicos geralmente surgem após uma década da contaminação.


Os principais acometimentos referem-se ao coração (arritmias e insuficiência cardíaca) e o aparelho gastrointestinal. Não existe um tratamento eficaz para eliminar o parasita do organismo. Os medicamentos visam diminuir o número de parasitas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário