...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

03 fevereiro 2015

Coleópteros - Besouros - PREVENÇÃO DE DOENÇAS E ACIDENTES NOS TRABALHOS DE CAMPO


Coleópteros



Um fenômeno conhecido pelos chineses há mais de 1.200 anos, mas apenas no século passado registrado na medicina ocidental é o pederismo, resultante do contato da pele com substâncias tóxicas de efeito cáustico, liberadas pelo besouro do gênero Paederus (Coleoptera, Staphylinidae).

Há mais de 600 espécies deste gênero em todo o mundo, em torno de 50 sul-americanas. São conhecidos popularmente como potó, trepa-moleque, péla-égua, fogo-selvagem. Podem ocorrer surtos, pois estes insetos são atraídos pela luz, favorecendo o contato com as pessoas. 

O quadro vai desde um discreto eritema, iniciado 24 horas após o contato e que persiste por 48 horas, passando por quadros com vesículas que secam após uns 8 dias e esfoliam, deixando manchas pigmentadas que duram até mais de um mês, até casos severos, geralmente decorrentes de vários contatos com o inseto, apresentado febre, dor local, artralgia e vômitos. 

O eritema pode durar meses. As palmas das mãos e plantas dos pés parecem poupadas. Em caso de contato acidental, lavar imediatamente as mãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário