...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

03 janeiro 2012

Exame - Como medir a pressão arterial - Por que medir a pressão em casa - Conhecendo o aparelho - Cuidados para medir a pressão arterial - Cuidados e manutenção de equipamento

Pressão Arterial


Exame

Medir a pressão é a maneira prática para o médico avaliar a sua pressão arterial. Como dito anteriormente, a pressão arterial varia a cada batimento cardíaco, de acordo com a variação do esforço mental ou do esforço físico. Há pessoas que só apresentam hipertensão quando estão no consultório do médico. Para determinar o valor correto da pressão arterial, o médico realiza várias medidas e lança mão de alguns recursos, como a MAPA (monitorização ambulatorial da pressão arterial) e a medida residencial da pressão arterial.


Como medir a pressão arterial
O nome do aparelho que mede a pressão arterial é esfigmo-manômetro. É um aparelho simples e o mais conhecido é aquele que possui uma bolsa de borracha inflável, um mostrador que parece um relógio e uma bombinha de ar parecida com uma pêra. Este é o equipamento mais usado pela maioria dos médicos, e por ser muito frágil requer manutenção constante. Outro aparelho muito comum é o de coluna de mercúrio, que é reconhecido pela exatidão e confiabilidade, pois as chances de se descalibrar são bem menores. Estes dois aparelhos requerem o uso de um estetoscópio para auscultar (ouvir) a pressão e de uma pessoa treinada para realizar o procedimento de maneira correta. Um terceiro equipamento já muito difundido é o aparelho automático. Uma das vantagens desse equipamento é que o próprio paciente pode realizar a medida, sem necessitar do auxílio de outras pessoas. Existem muitos modelos à venda, porém poucos foram testados e aprovados pelos médicos. Geralmente, a pressão é medida pelo médico ou enfermeira, mas qualquer pessoa bem treinada pode realizar o procedimento sem medo, até você. Para que os valores obtidos sejam confiáveis, é preciso que você esteja relaxado, calmo, sentado ou deitado confortavelmente. Resumindo, para medir a pressão arterial é preciso tomar 3 cuidados básicos:
 O equipamento deve ser confiável e estar em perfeitas condições de uso;
 A pessoa que irá realizar o procedimento deve estar bem treinada para não cometer erros;
 Você deve estar tranqüilo, descansado, confortavelmente sentado, para não haver distorções nos valores apresentados.


Por que medir a pressão em casa?
O hábito de medir a pressão arterial em casa é um recurso muito útil, pois você auxilia seu médico a determinar os valores reais da sua pressão, já que os obtidos em casa são mais próximos do verdadeiro, Antes de qualquer coisa é preciso escolher um aparelho confiável. Embora existam muitos modelos à venda, daremos preferência aos aparelhos automáticos pois estes são simples de serem utilizados e, na maioria das vezes, é possível realizar o procedimento sozinho, sem ajuda de outras pessoas. Sempre consulte o seu médico antes de comprar o aparelho, pergunte qual é a marca e o modelo que mais se adaptam às suas necessidades e quais são os aparelhos testados e confiáveis à venda.


Conhecendo o aparelho
Os aparelhos de medida automática são geralmente muito parecidos. Possui um painel digital com números grandes e de fácil visualização, uma extensão de borracha ligada a uma bolsa de tecido que guarda em seu interior uma outra bolsa de borracha inflável. Em seu painel estão os botões que controlam o aparelho: "Ligar/Desligar", que como o nome diz, liga e desliga o equipamento; "Iniciar", que faz a bolsa de ar ser inflada; "Pressão", regula o quanto a bolsa de borracha deve ser inflada (nem todos os aparelhos possuem este botão); Painel digital, onde aparecem números grandes que mostram a pressão sistólica, a diastólica e o pulso (número que indica quantas vezes o coração bate em 1 minuto).

Cuidados e manutenção do equipamento
A maioria destes aparelhos de pressão funciona com pilhas, por isso é sempre bom ter em mãos pilhas novas e trocá-las periodicamente.
Alguns aparelhos demonstram na tela quando as pilhas estão fracas. Estes aparelhos são, geralmente, muito frágeis, se desregulam quando sofrem pancadas, quedas ou são molhados. Não devem ficar expostos ao sol ou ao calor forte. Devem ser guardados em lugar seguro, podendo ser limpos com pano seco. A bolsa e a extensão de borracha não devem ser torcidas ou esticadas para não sofrerem cortes ou rachaduras.


Cuidados para medir a pressão arterial
Evite comer, beber, tomar café, fumar ou praticar exercícios pelo menos 30 minutos antes de realizar a medida.

As medidas devem ser realizadas em um lugar quieto e você deve estar na posição sentada e relaxada, sem cruzar as pernas. Descanse 5 a 10 minutos antes de realizar as medidas. Remova qualquer roupa do braço antes de colocar o manguito. Evite elevar a manga, pois ela pode pressionar o braço.
Coloque o manguito sempre no braço esquerdo, deixando-o justo, porém, não apertado. Certifique-se que o manguito esteja dois dedos acima da dobra interna do cotovelo.


Coloque o braço sobre uma mesa, de tal modo que o manguito seja mantido no mesmo nível do seu coração. Relaxe o braço e vire a palma da mão para cima. No horário correto indicado pelo seu médico, ligue o aparelho no botão "ligar/desligar" e aguarde que uma seqüência de símbolos apareça no visor. Quando aparecer o número zero e o símbolo ©, o aparelho estará pronto para realizar a medida.

Aperte então o botão "iniciar" para começar a medida. O aparelho automaticamente inflará o manguito. Durante a medida mantenha-se parado e não converse.


Quando o valor correto da pressão for alcançado, o manguito desinflará automaticamente por completo e uma seqüência de números, que indicam os valores da pressão e do pulso, aparecerá no visor. Anote os valores da pressão máxima (126), mínima (85) e do pulso (75) e, se o aparelho tiver o recurso da impressão, aperte o botão "imprimir". Se for realizar outra medida, aguarde 1 ou 2 minutos.

IMPORTANTE: Não tome nenhuma decisão, como aumentar ou diminuir a dose do remédio, sem consultar seu médico, mesmo que você ache que os valores mostrados pelo aparelho de pressão estejam alterados.


Bombeiroswaldo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário