...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

16 janeiro 2012

Pára-raios - compreendendo seu funcionamento - Como Funciona


Como funciona o pára-raio!!!




1° - Todo mundo pensa que um pára-raio serve para atrair o raio e descarregá-lo para a terra, mas para isso se chamaria, atrai-raio, ou então, descarrega-raio.
Por acaso você já viu um pára-raio, que depois de atingido, permanecesse inteiro? 

2° - Eles são descartáveis?


Entendamos um pouco sobre o raio

O raio é formado por eletricidade estática, a mesma que surge quando passamos a mão no cabelo, retiramos uma roupa rapidamente, etc, só que esse atrito acontece entre as partículas presentes dentro de uma nuvem. Partículas essas de gelo, etc.
Com uma grande carga acumulada, essa energia é descarregada para um ponto de menor potencial elétrico, através do ar ionizado. Quando enxergamos o raio é devido ao ar que se tornou um condutor, na casa de 3 mil volts por cm de distância entre as partes.
Quando dizem que o raio cai em pontos mais altos, em parte é verdade, porque uma carga negativa atrai uma positiva e como a árvore é bem alta isso será favorecido, o problema está na questão do cair, onde cair.
Todo mundo sabe que são os elétrons que se movimentam, e que a terra onde habitamos está cheia de elétrons, quando uma grande diferença em potencial se aproxima, eles saltam em direção as nuvens e isso quer dizer que o raio na verdade sobe, e não cai.


Entendamos um pouco de pára-raio

O pára-raio, é uma haste metálica, normalmente com algumas pontas, ligada por um condutor até a terra. Como a terra é um mar de elétrons vai fazer com que elétrons estejam presentes na ponta do pára-raio. Esses elétrons irão se recombinar com as cargas positivas que estão por sua vez presentes nas nuvens, neutralizando essa energia e com isso dissipando o raio.

Muito simples não?

Existem exceções, porque um raio é imprevisível, não se pode calcular exatamente o potencial dos elétrons em questão, mas em geral o que ocorre é isso.


Bombeiroswaldo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário