09 outubro 2011

Brigadista - O que são? - Quais suas atribuições? - Qual sua importância no quadro de uma Empresa?

Que fique claro de uma vez por todas o significado da função e atribuição do Brigadista!!!


Brigadista



É componente de uma Brigada, formada por um Engenheiro, Tecnólogo ou Técnico de Segurança do Trabalho, esses encarregam o Bombeiro Profissional Civil de selecionar e cadastrar os Brigadistas, em construções verticais ou horizontais dependendo de sua população fixa ou móvel, determina-se o número de Brigadistas e suas determinadas funções que são:

Coordenador Geral;
Chefe de Brigada;
Abre-fila;
Cerra-fila;
Varredor 1;
Varredor 2;
Varredor 3.

Nota:
É função do Varredor, inspecionar todos os compartimentos da área de sua responsabilidade e não deixa o local sem antes ter a certeza que ele está vazio, e se preciso, dá o primeiro combate e aguarda a ajuda externa.

Para cada CARGO DO BRIGADISTA é atribuída uma função específica que será utilizada em casos emergenciais que necessitem o abandono de área imediatamente, como:
- aviso de princípio de incêndio;
- aviso anônimo de bomba no local;
- sismos;
- alagamentos;
- invasão criminosa;
- Etc..

Em decorrência de quaisquer um desses fatores,  a Brigada entra  em ação uma vez que o Coordenador acione o Chefe de Brigada e esse venha a informar a situação de emergência para a equipe desencadeie assim  toda a situação de abandono, utilizando-se dos serviços e as funções de todos os brigadistas que compõem a Brigada, deixando o local de trabalho ou residência de forma rápida e ordenada  pelas escadas de emergência encaminhando-se até o local do ponto de encontro, onde após a chegada  do Cerra-fila, é conferido a população pelo Chefe de Brigada e esse dá o ok ao Coordenador Geral das Brigadas encerrando assim a ocorrência.

Nota:
A função do Brigadista é em primeiro lugar, em caso emergencial, é promover de forma segura e rápida o abandono imediato da população do local onde está havendo  o sinistro, e, em segundo lugar, é dar o primeiro combate ao princípio de incêndio até que ajuda externa ocupe seu lugar no combate, esses com roupas e acessórios adequados para a aproximação e extermínio do incêndio.

É bom Lembrar, que, na maioria das vezes, um copo de água já é suficiente para conter um princípio de um  incêndio.

E para que não esqueçam, lembrem-se sempre da minha dúvida:
Não sei quem destrói mais, o fogo ou a água.



Portanto Brigadistas, PREVENÇÃO É TUDO, e apesar de tudo além de ser bom, conserva o patrimônio e o que é mais importante, o seu emprego... Prevenção sempre!!!





Bombeiroswaldo...

29 comentários:

  1. Bom dia, eu gostaria de saber oq e mapa na área de brigadista ? Eu fui fazer uma prova e tinha essa pergunta: oq e mapa? Mas nao conseguir responder ela. O senhor poderia me ajudar?

    ResponderExcluir
  2. Boa noite Anônimo.

    Trata-se do Mapa da Rota de Fuga, coisa que todos os Brigadistas devem estar à par, pois funcionários e visitantes confiarão em você Brigadista, para que eles abandonem o local em segurança.
    Abraços...
    Anexei uma imagem no rodapé da postagem.

    ResponderExcluir
  3. Em atendimento a pacientes, passando mal, o brigadista tem que acompanhar o paciente ate o hospital?

    ResponderExcluir
  4. Em atendimento a pacientes, passando mal, o brigadista tem que acompanhar o paciente ate o hospital?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Edson...
      Não! O Brigadista presta o primeiro atendimento e passa a ocorrência para seu Superior que designará um Funcionário para fazer tal acompanhamento.
      Salvo se a Empresa possuir Ambulância própria, aí sim o procedimento precisará ser completo: Atendimento, remoção e acompanhamento até o desfecho do caso.
      Abração e obrigado pela visita...

      Excluir
  5. BOA NOITE . SOU Elisangela e gostaria de saber quando não possui uma brigada de emergencia/incendio qual seria sua multa e oque a empresa pode perder se não tiver!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Elisângela...
      Sobre a Brigada, se a Empresa não possui, é porque no Projeto de Incêndio que foi apresentado aos Corpo de Bombeiros de sua Cidade não necessitava, e ainda há a vistoria por parte dos mesmo para que aí sim seja concedida o AVCB sque ignifica: Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros.
      O AVCB é um documento oficial, emitido pelo Corpo de Bombeiros
      da Polícia Militar do Estado de São Paulo (CBPMESP), sendo um dos principais requisitos para se obter a Licença de Funcionamento dos estabelecimentos.
      Todas as edificações como prédios industriais, comerciais, residenciais, condomínios e áreas de risco por ocasião da construção, reforma, regularização e mudança de ocupação, necessitam de aprovação no Corpo de Bombeiros da Policia Militar do Estado de São Paulo (CBPMESP), com exceção das residências onde só more uma família.
      Você pergunta o que a Empresa pode perder:
      Segurança;
      Prevenção;
      Asseio e cuidado por parte dos Funcionários e Terceirizados.
      Abração e obrigado pela visita...

      Excluir
  6. boa noite;sou brigadista e tenho que responder um questionario omde as perguntas sao:o que é? como faz? e porque faz? por gentileza qual devera ser as minhas respostas de uma forma mais objetiva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Anônimo...
      1 - O Brigadista é o Funcionário encarregado de Fiscalizar se a Prevenção está sendo realizada ou cumprida na Empresa;
      2 - O Brigadista faz e faz cumprir a Prevenção de Incidentes, Acidentes, Princípios de Incêndios, Primeiros Socorros e é responsável pela retirada, condução dos Funcionários até a Área de Encontro em caso de PALT (Plano de Abandono do Local de Trabalho) ou Plano Emergencial;
      3 - O Brigadista realiza suas atribuições porque é um Funcionário Treinado e Habilitado para atuar em ações Emergenciais.
      Abração e Obrigado pela visita...

      Excluir
  7. boa tarde ,gostaria de saber se o chefe de brigada pode trabalhar em dois posto,sendo que so trabalha quatro dias,dois em cada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Tarde Mari...
      Desde que não comprometa o andamento rotineiro do trabalho desenvolvido não há problema algum, mas se houver atrasos, faltas, sonolências e falta de comprometimento, esse esquema de trabalho com turno forçado é descoberto e o Funcionário é descartado por não corresponder as expectativas da Empresa contratante. Conheço amigos que trabalham em 3 empresas, sendo 2 12x36 (noturno) em 1 como almoçista (dirno), onde ganha-se dinheiro mas perde-se um grande filão da Vida pessoal.
      Abração e obrigado pela visita...

      Excluir
  8. O que é carga de incêndio?

    ResponderExcluir
  9. Bom dia Luciano...
    Carga de incêndio é todo material encontrado nas instalações (indústria Comércio, etc.), após somar todo esse material que possivelmente pode queimar, calcula-se a carga de incêndio que mostrará a necessidade ou não da instalação de extintores, hidrantes ou sprinklers.
    Abração e obrigado pela visita...

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde! Gostaria de saber se com o curso de bombeiro civil mais o técnico em segurança do trabalho, eu entraria em que cargo do brigadista? Ou seria melhor eu atuar como bombeira civil mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Victoriah...
      Desculpe-me a ausência, pois meus equipamentos entraram em pânico, pois todos necessitam de atualizações e manutenções, mas vou deixar isso para 2017.
      Mas vamos lá, procure atuar como TST, pois o Bombeiro Civil é Hierarquicamente dependente das ações e Ordem do TST, pois trata-se de um Cargo de Chefia onde Você pode atuar no desenvolvimento de Treinamentos e Cursos de Brigada, PPCI, CI, EPI, etc.. Ainda esse mês vou postar algo sobre o assunto, fique alerta.
      De coração, abração e Boas Festas à Você e a todos seus Familiares...
      Há... Obrigado pela visita...

      Excluir
  11. Bom dia, Osvaldo.
    Sou Técnico de segurança e sou Bombeiro Civil.
    Gostaria de saber se posso aplicar o curso de brigada de incêndio em minha empresa, ou somente uma instituição credenciada junto ao corpo de bombeiro pode aplicar o treinamento.
    Tem alguma norma que especifica qual o profissional habilitado pode estar aplicando esse treinamento. Desde já, venho agradecer pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Anônimo...
      Desculpe-me a ausência, pois meus equipamentos entraram em pânico, pois todos necessitam de atualizações e manutenções, mas vou deixar isso para 2017.
      Mas vamos lá, não sei qual é o Estado de atuação, mas aqui em SP o Curso do Brigadista tem uma grade de instruções a serem ministradas e carga horária, onde no final do curso o Aluno e a Empresa recebem um Certificado de conclusão válido por 360 dias, mas aplicar treinamento na Empresa é essencial e Você pode sim ministrar tal treinamento e expedir certificado, pois essa á a maneira mais simples de agregar os funcionários as responsabilidades de Prevenção Total na Empresa, responsabilizando-o quando houver incidentes, acidentes ou sinistros que venham a causar prejuízos ao bom funcionamento da produção, onde a punição seria o ressarcimento dos danos causados pelo Brigadista ou Funcionários.
      De coração, abração e Boas Festas à Você e a todos seus Familiares...
      Há... Obrigado pela visita...

      Excluir
  12. Bom dia,
    QUal seria a diferença entre Bombeiro Civil e Brigadista?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Dallal...
      - Bombeiro Civil - Possui as mesmas características do Bombeiro Militar (Faz PCI, CI, acompanha trabalhos executados no local, providenciando isolamento e exigindo o uso do EPC e EPI, faz primeiros socorros, imobiliza e remove, se houver equipamentos no local, faz resta e salvamento em altura, recepciona pouso e decolagem de aeronaves, e apoia o PALT e auxilia os Bombeiros Externos em caso de sinistro), mas sua atuação fica restrita às delimitações do seu Posto de Trabalho, que pode ser Indústria, shopping, hotéis, condomínios e etc.;

      - Brigadista - Com curso de 8h., é treinado para prestar primeiros socorros e auxiliar na evacuação dos funcionários do local de serviço uma vez sinistrado ou em treinamentos. Para ser um Brigadista, o voluntário precisa fazer parte do quadro de funcionário da Empresa, essa providencia o curso de brigadista e reciclagem anual do mesmo para que assim faça parte da Brigada de Incêndio da Empresa atuando como Brigadista.
      Abração e obrigado pela visita...

      Excluir
  13. Gostei, mas , mesmo assim gostaria de estar recendo detalhadamente , quais são as atribuições de cada Brigadista , desde do Coordenador aos varredores.
    Obrigado e um Forte abraço.

    Att;
    Daniel Neres
    email : neressocialista_pg@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho PALT (Plano de Abandono do Local de Trabalho)em casa, assim que possível lhe envio...
      Abração e obrigado pela visita...

      Excluir
  14. Bom dia um bombeiro civil é um brigadista? Uma empresa que tem brigadista e bombeiros civis qual a difenca?? Estou comecando no curso de bombeiro civil e estou c essa duvida

    ResponderExcluir
  15. Bom dia um bombeiro civil é um brigadista? Uma empresa que tem brigadista e bombeiros civis qual a difenca?? Estou comecando no curso de bombeiro civil e estou c essa duvida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Michelli...
      O Organograma da Prevenção é:
      - Engenheiro do Trabalho;
      - Gestor de Segurança Privada;
      - Técnico de Segurança do Trabalho;
      - Bombeiro Civil;
      - Brigadista.

      Para ter o título de Brigadista precisa ser Funcionário orgânico da Empresa,

      Abração e obrigado pela visita.

      Excluir
  16. Marconi B. Bomfim30 janeiro, 2018

    Sou eletricista municipal, e em minha cidade existem muitas festas e eventos ao ar livre. É importante que eu tenha o curso de Brigadista? Quais os benefícios que o mesmo pode me oferecer??? Obg.

    ResponderExcluir
  17. Bom dia Marconi...
    Atualização com o Curso de reciclagem em NR 10 já basta, o demais, exija sempre nos eventos, que posicionem extintores compatíveis próximos à geradores ou quadros elétricos.
    Mantenha a visão prevencionista, e deixem as ocorrências para os Seguranças e Bombeiros, pois esses são pagos e locados no local para exercer essa função.
    Abração e obrigado pela visita...

    ResponderExcluir
  18. O Brigadista tem direito de acompanhar o funcionário no hospital quando o mesmo passa mal ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Anna...
      Não! Quem acompanha é o Coordenador de Brigada ou Superior à quem Você é subordinado. Se algum desses lhe pagar a Missão, aí então Você assume e acompanha o Funcionário até o atendimento Especializado, onde assim que chegar algum Parente ou Alguém Próximo, Você pega os Nomes e se possível RG (constrangedor, mas explique que é para efeito de Relatório), e dá QTA do QTH com Missão Cumprida.
      Abração e obrigadão pela visita...

      Excluir