...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

14 setembro 2014

Obstrução das vias aéreas por corpo estranho (OVACE) - Causas de obstrução das vias aéreas - Corpo estranho - Língua relaxada e edema das vias aéreas - Descrição da técnica - Abertura da boca - Varredura digital - Obstrução das vias aéreas em crianças e lactentes - Manobra de inclinação da cabeça com elevação do queixo - Manobra de tração da mandíbula - Sinais de OVACE em Lactentes - Descrição da Técnica - Posicionamento e golpes dorsais - Giro em monobloco - Compressões torácicas - Se a obstrução persistir, inicie RCP


Obstrução das vias aéreas por corpo estranho (OVACE)

A obstrução das vias aéreas classifica-se em sinais de obstrução leve e obstrução grave. A obstrução grave é uma emergência que causará a morte em minutos, se não for tratada. Uma vítima inconsciente pode desenvolver uma obstrução das vias aéreas por causas intrínsecas (língua), que é o motivo mais freqüente de obstrução das vias aéreas superiores na vítima inconsciente, ou extrínsecas (corpos estranhos).

São sinais de obstrução grave: sinal universal de asfixia, oxigenação inadequada e aumento da dificuldade para respirar, tosse silenciosa, cianose ou incapacidade para falar ou respirar.


Causas de obstrução das vias aéreas

Existem 3 formas comuns de obstrução das vias aéreas em adultos e para cada uma, há um tratamento diferente:

1. Corpo estranho: um corpo estranho (p. ex., alimento) pode instalar-se nas vias aéreas e bloqueá-las;

2. Língua relaxada: a língua pode cair para trás, na garganta, obstruindo as vias aéreas levando a vítima à inconsciência;

3. Edema das vias aéreas: o edema e a obstrução das vias aéreas superiores ou inferiores podem produzir-se por doenças como asma, infecção ou alergia. A posição da cabeça ou do pescoço e a manobra de Heimlich não eliminam tal forma de obstrução.


Descrição da técnica:

1. Confirme sinais de obstrução de vias aéreas;

2. Pergunte: Você está engasgado? Se a vítima sinalizar afirmativamente com a cabeça, a ajuda será necessária;

3.Coloque-se em pé atrás do paciente, envolva a cintura dele com seus braços;

4. Feche uma das mãos, coloque o lado onde está o polegar contra o abdômen do paciente, entre o umbigo e o processo xifóide;



5. Segure a mão que está fechada com a outra mão e pressione-a contra o abdômen do paciente, com movimentos para trás e para cima, em direção ao diafragma até ocorrer a desobstrução ou o paciente perder a consciência;

6. Se o paciente perde a consciência, abra as vias aéreas com a manobra de inclinação da cabeça e elevação do queixo, observe a boca e tente visualizar o objeto. Somente nesse caso realize a varredura digital para retirar o objeto ou utilize uma pinça.


Promova duas ventilações. Após a primeira ventilação, observe se há expansão torácica, caso não haja reposicione a cabeça do paciente e faça uma nova ventilação. Se a obstrução persistir, inicie RCP.

Observação: as diretrizes da American Heart Association preconizam que as compressões torácicas realizadas durante a RCP aumentam a pressão intra-torácica para níveis tão altos ou superiores aos obtidos pela compressão abdominal. A varredura digital às cegas pode provocar lesões na boca e na garganta do paciente ou no dedo do socorrista, sem evidências de eficácia.

Nas vítimas muito obesas ou gestantes conscientes, substitua as compressões abdominais por compressões torácicas, no terço médio do esterno.

Comprima até que o objeto seja expelido das vias aéreas ou o paciente fique inconsciente. Nesse caso, apoiar o paciente prevenindo queda e inicie RCP.




Obstrução das vias aéreas em crianças e lactentes

A causa mais comum de obstrução das vias aéreas em pacientes pediátricos inconscientes é a língua. Portanto, quando a criança for encontrada inconsciente, abra as vias aéreas utilizando a manobra indicada para elevar a língua e afastá-la da faringe, deixando as vias aéreas livres.


Manobra de inclinação da cabeça com elevação do queixo

1. Se o paciente está inconsciente e não há suspeita de trauma, abra as vias aéreas da criança inclinando a cabeça para trás e elevando o queixo;

2. Coloque uma mão na testa da criança e, suavemente, incline a sua cabeça para trás;

3. Ao mesmo tempo, coloque a ponta dos dedos da outra mão na parte óssea da mandíbula inferior, perto da ponta do queixo, elevando-o para abrir as vias aéreas (não comprima as partes moles abaixo do queixo, porque isso pode bloquear as vias aéreas).




Manobra de tração da mandíbula

No caso de suspeita de lesão craniana ou cervical, utilize, preferencialmente, a manobra de tração da mandíbula para abrir as vias aéreas.

1. Coloque os dedos indicadores e médios de ambas as mãos sob cada ângulo da mandíbula e eleve-a;

2. O socorrista deverá apoiar seus cotovelos no chão ou em suas coxas, garantindo a estabilização da coluna cervical do paciente.


Sinais de OVACE

Os seguintes sinais indicam uma obstrução das vias aéreas em lactentes:

1. incapacidade para emitir sons ou chorar;

2. cianose;

3. fraqueza ou agitação;

4. tosse fraca e ineficaz;

5. sons inspiratórios agudos ou ausentes;

6. dificuldade respiratória.


Descrição da técnica

1. O socorrista deverá apoiar o lactente em seu antebraço com o rosto voltado para baixo, e sustentar a cabeça ligeiramente mais baixa que o tórax, com cuidado para evitar a compressão de partes moles da garganta do lactente. O socorrista deverá apoiar o seu braço sobre sua coxa, garantindo uma maior estabilidade para o lactente;

2. Com a mão espalmada, aplicará 5 golpes dorsais, entre as escápulas do lactente;




3. Depois, colocará sua mão livre na parte posterior da cabeça do paciente, girando-o em monobloco, mantendo-o apoiado em seu antebraço;



4. Logo após, aplicará 5 compressões no tórax, do mesmo modo e local das compressões torácicas de RCP;



5. O socorrista repetirá a seqüência, até que o objeto seja expulso ou a vítima fique inconsciente;

6. Se o paciente perde a consciência, abra as vias aéreas com a manobra de inclinação da cabeça e elevação do queixo, observando a boca e tentando visualizar o objeto. Somente nesse caso realize o pinçamento do objeto com dois dedos ou utilize uma pinça para retirar o objeto.


Promova duas ventilações, após a primeira ventilação, observe se há expansão torácica, caso não haja reposicione a cabeça do paciente e faça uma nova ventilação.

Se a obstrução persistir, inicie RCP.


3 comentários:

  1. Respostas
    1. Eduardo, bom dia...
      A intensão do blogguer é facilitar a compreensão através da formatação de textos complicados.
      Obrigado pela visita e abração a você e aos seus Familiares... Bons estudos...

      Excluir