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19 outubro 2013

Pontos Cardeais, Colaterais e Subcolaterais - Rosa dos Ventos - GPS - O que são Pontos Cardeais

Em termos acadêmicos, os pontos cardeais são quatro:

·        norte, inicial N, também chamado "Setentrional ou Boreal".
·        sul, inicial S, também chamado "Meridional ou Austral".
·   Leste ou Este, inicial L ou E, também chamado "Oriente, Nascente ou Levante".
·        oeste, inicial O ou W, também chamado "Ocidente ou Poente".

As marinhas de Portugal e do Brasil usam a  forma leste para evitar confusão com este, mas em geral é mais usual a inicial E, até por coerência com as iniciais dos pontos colaterais.

Há também quatro pontos colaterais:

·        nordeste - NE,
·        sudeste - SE,
·        noroeste - NO ou NW;
·        sudoeste - SO ou SW.




Finalmente oito pontos subcolaterais:

·        nor-nordeste NNE,
·        és-nordeste ENE,
·        és-sudeste ESE,
·        su-sudeste SSE,
·        su-sudoeste SSO ou SSW,
·        oés-sudoeste OSO ou WSW,
·        oés-noroeste ONO ou WNW,
·        nor-noroeste NNO ou NNW.



E o somatório de todos forma a figura conhecida como rosa-dos-ventos, geralmente inclusa na mesa das agulhas de marear.

Entretanto, é sabido que a menor distância entre dois pontos na superfície da Terra só pode ser representada com uma reta.

O arco de círculo que representa essa curva é também a fração ideal do círculo máximo que une esses pontos, e essa linha tem o nome de ortodrómia.

A navegação sobre uma linha cardeal num meridiano não serve para outro, o que obriga constantes cálculos e mudanças de rumos, já que os arcos de círculos máximos não formam ângulos constantes com os meridianos e à medida que a derrota aproxima o destino, os ângulos em referência aos meridianos precisam ser corrigidos.

Com exceção dos pontos cardeais norte e sul, sobre o meridiano, ou leste e oeste, sobre o Equador, seguir qualquer direção cardeal constante, tais quais ilustradas em mapas, obrigará os navegantes a percorrer uma linha cardeal que só faz ângulos constantes com os meridianos mas que não leva ao lugar de destino, correndo o risco de o navegante se perder mesmo com uso de sofisticados instrumentos, com o GPS.






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