...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

14 outubro 2013

ESCORAMENTO DE VALA OU TRINCHEIRA - Escoramento rápido - Escoramento parcial - Escoramento total

ESCORAMENTO DE VALA OU TRINCHEIRA

Trincheiras são escavações de terra com largura mínima de aproximadamente 0,40m e profundidade máxima de aproximadamente 2m, executadas para a realização da fundação de edificações ou para instalação ou manutenção de canalizações de água, eletricidade, gás, telefonia etc.

Este tipo de atividade, caso não seja executada seguindo à risca alguns procedimentos de segurança, pode trazer conseqüências fatais como o acometimento e soterramento de trabalhadores devido a desabamentos ou deslizamentos de terras.

Esses mesmos procedimentos de segurança, como é o caso do escoramento, devem ser observados e executados pelas guarnições de bombeiro durante as operações de salvamento.

As trincheiras devem ser escoradas quando:

• Ocorrer desprendimentos em suas paredes;

• Quando a profundidade alcançar 1,30 metros;

• Houver tráfego de veículos ou trepidação de maquinário pesado nas imediações;

• Houver construções ou edificações muito próximas;

• Presença de infiltração de água;

• Trincheira escavada em local anteriormente escavado.


Os tipos de escoramentos de emergência são determinados de acordo com o risco de desabamento, o material disponível, a dificuldade de remoção da vítima e a quantidade de bombeiros envolvidos na operação. São eles:

• Escoramento rápido;

• Escoramento parcial;

• Escoramento total.


ESCORAMENTO RÁPIDO

São escoramentos rústicos que proporcionam segurança moderada, utilizados para salvamentos rápidos ou para escorar as paredes da trincheira antes da instalação de um escoramento mais resistente.

Afastamento máximo entre escoras : 1,25 m;

Afastamento máximo entre contra-escoras: 0,50 m;


Escoramento rápido


ESCORAMENTO PARCIAL

São escoramentos que proporcionam boa segurança, utilizados para salvamentos que demandem tempo para localizar ou extrair vítimas .

Afastamento máximo entre escoras: 1,25 m;

Afastamento máximo entre contra-escoras: 0,75 m;


Escoramento parcial


ESCORAMENTO TOTAL

São escoramentos que proporcionam muita segurança, utilizados para salvamentos que demandem tempo para localizar ou extrair vítimas com grandes riscos de desabamento.

Afastamento máximo entre escoras : 1,25 m;

Afastamento máximo entre contra-escoras: 0,50 m.




Escoramento total

Nenhum comentário:

Postar um comentário