Os
elevadores hidráulicos resume-se em elevadores de transporte de carga e de passageiros que precisam de sistemas
mecânicos avançados para lidar com o peso considerável do carro do elevador e
sua carga. Além disso, eles precisam de mecanismos de controle, assim os
passageiros podem operar o elevador manualmente, e necessitam de dispositivos
de segurança que funcionem em casos emergenciais viabilizando assim socorro quase
que imediato.
Há
dois projetos principais de elevadores muito usados hoje: os elevadores
hidráulicos e os elevadores elétricos.
Os
sistemas de elevador hidráulico levantam um carro usando uma bomba hidráulica,
um pistão dirigido por fluidos montados dentro de um cilindro.
Você pode ver
como o sistema funciona no diagrama abaixo.
O
cilindro é conectado a um sistema de bombeamento (em geral, os sistemas
hidráulicos como este usam óleo, mas outros fluidos incompressíveis podem funcionar
também). O sistema hidráulico tem três partes:
a)
um tanque (o reservatório de fluido);
b)
uma bomba que é acionada por um motor elétrico;
c)
uma válvula entre o cilindro e o tanque.
A
bomba força o fluido do tanque em um cano, levando ao cilindro. Quando a
válvula é aberta, o fluido de pressurização escoará pelo caminho da mínima
resistência e retornará ao tanque de fluido. Mas quando a válvula está fechada,
o fluido de pressurização não tem lugar para ir, exceto o cilindro. Conforme o
fluido entra no cilindro, ele empurra o pistão para cima, erguendo o carro do
elevador.
Quando
o carro se aproxima do andar correto, o sistema de controle envia um sinal para
o motor elétrico para, gradualmente, fechar a bomba. Com a bomba fechada, não
há mais o fluido passando para o cilindro, mas o fluido que já está no cilindro
não pode escapar (ele não pode fluir de volta para a bomba, pois a válvula
ainda está fechada). O pistão descansa no fluido e o carro permanece onde está.
Para
descer o carro, o sistema de controle de elevador envia um sinal para a
válvula. A válvula é acionada por uma solenóide básica (verifique Como
funcionam os eletroímãs para maiores informações sobre solenóides). Quando a
solenóide abre a válvula, o fluido que entrou no cilindro pode fluir para o
tanque de fluido. O peso do carro e a carga empurram o pistão, que conduz o
fluido ao tanque. O carro desce gradativamente. Para parar o carro em um andar
mais baixo, o sistema de controle fecha a válvula de novo, esse
sistema é incrivelmente simples.
Bombeiroswaldo...
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