29.1.13

Posição de Hasteamento e Utilização da Bandeira Nacional, Estado e Município em , Desfile, Formatura, Pavilhões, Estandarte, Linha de Mastros, Panóplias, Escudos ou peças semelhantes - Disposição, Uso e Posicionamento das Bandeiras



POSIÇÃO da BANDEIRA NACIONAL


Em todas as apresentações em território brasileiro, a Bandeira Nacional deve ocupar sempre o lugar de honra. Sua posição deve ser:
  • central ou a mais próxima do centro – e à direita deste, quando com outras bandeiras, pavilhões ou estandartes, em linha de mastros, panóplias, escudos ou peças semelhantes;

  • destacada à frente de outras bandeiras, quando conduzida em formaturas ou desfiles;

  • à direita de tribunas, púlpitos, mesas de reunião ou de trabalho.

As embaixadas de outros países no Brasil, por constituírem território estrangeiro, são os únicos lugares em que a Bandeira Nacional fica à esquerda. No caso de bandeiras regionais, a precedência é regulada pela antigüidade histórica dos diferentes estados.


BANDEIRA NACIONAL E OUTRAS BANDEIRAS

1.  com bandeira do Estado: NACIONAL à direita e ESTADO à esquerda.

2.  com bandeira do Município: NACIONAL à direita e MUNICÍPIO à esquerda.

3.  com bandeira do Estado e do Município: NACIONAL ao centro, ESTADO à direita e MUNICÍPIO à esquerda.

4.  com bandeira do ESTADO e da Empresa: NACIONAL no centro, ESTADO à direita e Empresa à esquerda.

5.  com bandeira do Estado, Município e Empresa: NACIONAL no centro-direito, ESTADO à esquerda da NACIONAL, dividindo as duas o centro, MUNICÍPIO à direita e Empresa à esquerda, ao lado da bandeira do Estado.

6.  com bandeira de vários Estados: Bandeira do ESTADO-anfitrião à direita da Bandeira NACIONAL (os demais Estados seguem a ordem de fundação histórica).

7.  com bandeira de outro país: NACIONAL à direita e do país visitante à esquerda.

8.  com bandeiras de outros países: ordem alfabética dos países visitantes, pelo idioma do país anfitrião.

9.  com bandeiras de outros países e do Estado anfitrião (em número ímpar): Bandeira do país visitante de primeira letra alfabética à direita da do Brasil, seguindo-se a do Estado anfitrião, à esquerda (os outros países acompanham a ordem alfabética).

10.             com bandeiras de outros países e do Estado anfitrião (em número par): Bandeira do ESTADO anfitrião à direita da Bandeira NACIONAL e bandeiras de outros países à esquerda, por ordem alfabética.

11.             com bandeira de outro país, do Estado e da empresa: Bandeira do país visitante, que fica à esquerda da do Brasil, bandeira do Estado anfitrião, à direita e por último a da empresa, à esquerda do país visitante.


IMPORTANTE:

Considera-se direita de um dispositivo de bandeiras a direita de uma pessoa colocada junto a ele e voltada para a rua, para a platéia ou, de modo geral, para o público que observa o dispositivo. Ou seja, lado direito, nesse caso, corresponde à direita de quem hasteia a bandeira e não de quem está de frente para ela.





Fonte: www.patriotismo.org.br




Disposição e Uso

Posicionamento das Bandeiras
* A Bandeira Nacional pode ser usada em todas as manifestações do sentido patriótico dos brasileiros, de caráter oficial ou particular.
* Nenhuma bandeira de outra nação poderá ser usada sem que a nacional esteja ao seu lado direito e seja de igual tamanho, salvo nas sedes das embaixadas e consulados.
* Num dispositivo de bandeiras (mastros ou adriças), as estrangeiras deverão ficar distribuídas à direita e à esquerda da nacional, por ordem alfabética dos países.
* Tratando-se de bandeiras dos estados da união, a ordem é determinada pela constituição histórica, mas também poderão ser distribuídas em ordem alfabéticas.
* Num dispositivo em que, além das bandeiras estrangeiras, participa a estadual, esta ficará por última. Caso participe também a municipal, esta ficará em último ou penúltimo, se houver ainda uma de entidade promotora, será colocada em último lugar.



Obs.: Não esquecer que direita e esquerda de um dispositivo é a direita e a esquerda de uma pessoa colocada de costas para o prédio, ou palco, onde estão as bandeiras e de frente para rua, platéia ou público.

Hasteamento:
O hasteamento das bandeiras fica das 8h às 18h, com chuva ou sol e após as 18h as bandeiras deverão ser sempre iluminadas por questão de respeito.

A noite a bandeira deve estar iluminada. 
Não é permitido hastear sem iluminação
Dentro de salão:
As bandeiras podem ficar a direita ou esquerda do salão.
Em recinto fechado:

Neste caso deverá ser usada em mastro à direita da mesa 
ou desfraldada na posição central em cima do presidente da sessão.

A bandeira deve estar descoberta, sem nenhuma 
pessoa a frente ou objeto atrapalhando o visualização.
Ordem das Bandeiras:
Países em ordem alfabética (depois do anfitrião).

Em linha de mastro 
(com número par de bandeiras)

A bandeira do Brasil deve se posicionar ao centro-direita do 
dispositivo, ou seja, a esquerda do observador.
Sempre do lado direito deverá estar com uma bandeira a menos.

• Por ordem de importância países, estados, municípios 
e instituições, sempre da direita pra esquerda.


Em linha de mastro 
(com número ímpar de bandeiras)

A bandeira do Brasil deve se posicionar ao centro com número 
igual de bandeiras para cada lado. A Bandeira nunca deve ser menor, 
sempre igual ou maior que as outras, caso seja hasteada com outros 
países deve ser do mesmo tamanho para não ser considerado desrespeito.
Em desfiles militares:
Posição de descansar, ombro-armas e em continência.

• A Bandeira Nacional, quando hasteada junto com outras, deve 
ser a primeira a chegar ao topo do mastro e a última a descer.
Saudações Civis:

As pessoas devem estar de pé, em silêncio e com respeito,
a bandeira deve estar descoberta, sem nenhuma 
pessoa a frente ou objeto atrapalhando o visualização.

• Por lei, escolas públicas e particulares são obrigadas 
a hastear a bandeira nacional pelo menos uma vez por semana.

Protocolo
Honra à bandeira:
Dependendo do país e da bandeira a etiqueta com a qual se deve tratá-la obriga a vários procedimentos. Por exemplo o protocolo pode definir certos rituais e procedimento a serem levados a cabo para a destruição de uma bandeira velha. O cerimonial e a atitude perante a bandeira poderão ser mais ou menos rigorosos conforme o país.
Bandeira de cabeça para baixo:
A tradição diz que hastear uma Bandeira Nacional de cabeça para baixo indica uma situação grave. Existem várias versões a esse respeito. A primeira indica que é uma forma de declarar a rendição perante uma força militar estrangeira. A segunda indica que uma Bandeira hasteada de cabeça para baixo num navio ou noutro ponto significativo, significa um pedido de auxílio.

Luto:
Um dos mais conhecidos sinais de luto oficial numa organização, municipalidade, região ou país é o hasteamento da sua bandeira a meia-haste. Quando isto não é possível, coloca-se um laço um ou fita negra sobre o seu pano.
Uso
Em alguns países é obrigatório arrear a Bandeira à noite, mesmo que exista luz para a iluminar. Também existe a obrigação de arrear a bandeira quando a chuva ou ou vento são suficientemente fortes para a danificar.

  
 Entidades / Exemplos

24 comentários:

  1. Boa tarde, preciso de ajuda, tenho as seguintes bandeiras para Hastear a cada pessoa me passa uma informação. Brasil, Chile, China, Etiopia, Estado de São Paulo, Municipio de São Paulo, Empresa

    ResponderExcluir
  2. Boa noite, desculpe-me pelo OFF, meus equipamentos estão na manutenção...
    Encontrei esses sites que vai te ajudar. Assim que meus equipamentos chegar, eu refaço a postagem com mais particularidades.
    http://pt.slideshare.net/SharonBackx/pps-etiq-cerimprot
    http://www.infonet.com.br/sysinfonet/publico/share.asp?id=104529&janelaenviar=sim&acao=imprimir
    http://www.artebandeiras.com.br/produtos/view/384
    Abraços e obrigado pela visita...

    ResponderExcluir
  3. boa noite! Saudações
    Gostaria de perguntar se uma bandeira nacional no caso a nossa pode estar na entrada de um aeroporto durante á noite sem nenhuma iluminação???

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Anônimo...
    Não!!! No mínimo está esquecida ou desprezada. Quando não está rasgada, está de ponta cabeça ou posicionada irregularmente. Coisa da DEMOCRACIA... Nesses meus 21 anos na área, nunca vi uma entidade multar quaisquer estabelecimento por esse descaso. Como você, estou indignado...
    Abraços e Feliz Ano Novo à você e seus Familiares...

    ResponderExcluir
  5. Boa noite, posso usar na fachada a bandeira do estado sozinha? Ou tenho q usar obrigatoriamente a nacional junto? Obrigado

    ResponderExcluir
  6. Boa noite...
    Há sim a necessidade de parceria. Somente a Nacional pode ser hasteada sozinha.
    Abração e obrigado pela visita...

    ResponderExcluir
  7. Boa noite...
    Há sim a necessidade de parceria. Somente a Nacional pode ser hasteada sozinha.
    Abração e obrigado pela visita...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mesmo sendo em minha residência, ou em residência particular eu poderia? Obrigado

      Excluir
    2. Boa noite...
      Estamos tratando de Símbolos (Nacional e Estadual) e existem regras de como hastear (amarras, desdobramento e hasteamento), e arriar a bandeira (arriamento, desamarras, dobramento e acondicionamento), sem contar na iluminação exclusiva em caso de pernoite.
      Penso na sua preocupação e sua vontade de mostrar-se patriota, eu tenho a mesma linha de pensamento e até tenho projeto pronto para dar um basta nessa anarquia, só estou aguardando o momento exato e aí sim mostrar a cara. Utilize-se de broches, camisas e etiquetas de bandeira fixadas em calças e jaquetas, já é um bom recado para incomodar os que te rodeiam...
      Abração e mais uma vez, obrigadão pela visita...

      Excluir
  8. Boa noite, preciso de ajuda para saber se em um sindicato as bandeiras nacional, do estado, município e da instituição devem ser colocadas dentro da sede ou fora? E se podem ficar hasteadas de forma permanente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito importante receber essa orientação.
      Agradeço desde já.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Boa tarde Anônimo...
      O mais viável seria instalar internamente as Bandeiras numa sala de reunião ou auditório, porque se você optar por instalar mastro externamente: as bandeiras precisarão ser hasteadas no nascer do sol e arreadas no por do sol, salvo se você dispuser de iluminação para as Bandeiras. Melhor escolher um canto onde todos que adentrem o recinto, note a presença das Bandeiras, esse feito vai mostrar ao público ou associados o quão o Sindicato é firme e honesto ao mostrar todo Patriotismo e Civilidade que detém.
      Abração e obrigado pela visita...

      Excluir
  9. Eu preciso muito saber a disposição das bandeiras no seguinte caso: as bandeiras dos estados do nordeste junto a bandeira nacional.
    é urgente!!!!

    ResponderExcluir
  10. Bom dia. Sou Fundador de um clube de Motociclistas. E em nosso Brasão foi corrigido as posições das Bandeiras.
    Porém Tanto a o Pavilhão Nacional como o Pavilhão Estadual estão na posição vertical.Existe algum problema nisso ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Guerreiro...
      Não há nenhum problema, pois o Brasão continua o mesmo e só houve a inversão das Bandeiras. Quando vocês desfilam seus Brasões timbrados ou costurados em suas jaquetas, bandeiras ou motos, vocês estão sim dizendo aos transeuntes e ao Brasil o quão são Patriota e amam a terra em que pisam e rodam. Parabéns pela iniciativa.
      Abração a Você e à todos os Associados do Clube...
      Obrigado pela visita...

      Excluir
  11. Bom dia,
    Iremos receber dois visitante em nossa empresa. Iremos utilizar 5 Bandeiras, a Nacional, da Suiça, dos Estados Unidos, de São Paulo e da nossa empresa.
    Como deverá ser a dispósição das mesmas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Clesio...
      Segue posicionamento para visão frontal: Suíça, Estados Unidos, Brasil, São Paulo, Empresa.
      Abração e obrigado pela visita. Bom Evento à Todos...

      Excluir
  12. olá, gostaria de saber se há uma forma oficial de um carregar a bandeira e apresenta-la para a execução do hino nacional em reuniões de ordens privadas. Obrigada desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Anônimo...
      Transporta-se a oi as Bandeiras com os braços em forma de mesa e as duas mãos espalmadas até o mastro onde será amarrada e hasteada conforme a execução do Hino. Ver mais: http://www.ipojuca.pe.gov.br/noticias/820/ipojuca-assiste-a-cerimonia-de-hasteamento-das-bandeiras-no-dia-da-emancipacao/
      Abraços e obrigado pela visita.

      Excluir
  13. Bom dia.
    Hj é aniversário de minha cidade e, passando em frente a prefeitura, notei as bandeiras Nacional e Municipal "arriadas"(não sei se o precedimento se chama assim).
    Como proceder o hasteamento nessa situação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Anônimo...
      No aniversário da Cidade, fixa-se as três bandeiras nas amarras, respeitando sempre a ordem: Nacional, Estado e Município, e ao hastear, pode-se hastear em conjunto respeitando a ordem de partida e chegada ao topo do mastro: Nacional, estado e Município. Essa é a solenidade correta.
      Abração e obrigado pela visita...

      Excluir
  14. Boa noite, trabalho em uma empresa multinacional e preciso hastear as bandeiras, nos temos 4 mastros preciso hastear a bandeira da China e da empresa quais as outras duas que coloco e qual a ordem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Mah...
      China, Brasil, XXX, Empresa.

      XXX = Bandeira do Estado ou Bandeira do País da Multinacional.

      Exemplo:
      China, Brasil, Alemanha, Mercedes
      China, Brasil, Alemanha, São Paulo
      China, Brasil, São Paulo, Mercedes

      Boa noite, abração e obrigado pela visita...

      Excluir