Unidade de Suporte Avançado -
USA
A
USA (Unidade de Suporte Avançado) é a viatura de intervenção rápida utilizada
pelo Corpo de Bombeiros e GRAU para transportar a equipe e os equipamentos
necessários para o atendimento médico.
A
tripulação da USA é composta de médico e enfermeiro do GRAU e bombeiro
condutor. o equipamento de suporte avançado contém os mesmos ítens presentes em
uma UTI móvel, para prestação de atendimento imediato às vítimas no local do
incidente. Para tal, a função primordial da viatura é o transporte da equipe
até o local da ocorrência com a maior agilidade e segurança possível, portanto
o foco é no deslocamento da equipe, para que seja feita a estabilização da
vítima e não o transporte da mesma, pois existem viaturas com a função de
transporte de vítimas exclusivamente.
A
razão da USA não ser um veículo de transporte de vítimas deve-se ao caráter
operacional, tendo em vista que são poucas unidades disponíveis para cobrir uma
área muito extensa, sem mencionar que as dimensões de uma viatura de transporte
de vítimas são maiores, o que reduz a agilidade, especialmente se levando em
consideração o trânsito em uma grande metrópole como São Paulo. Se a USA fosse
utilizada para transporte, perderiam muito tempo, pois além do deslocamento até
o hospital, a viatura necessitaria ser higienizada e reabastecida para poder
estar operacional novamente. Na configuração atual, uma USA pode atender até quatro
ocorrências graves sem precisar voltar para a base e ser reabastecida de
suprimentos.
Um
problema até maior que os citados anteriormente nas viaturas é a falta de
manutenção preventiva dos veículos. A USA é um veículo que é submetido a uso
extremo em toda ocorrência. Isso gera um desgaste prematuro dos componentes
como câmbio, freios, suspensão, motor e pneus. Caso algum destes ítens seja
avariado a viatura pode ficar inativa por meses, forçando os tripulantes a
utilizarem viaturas não adequadas para a função como as UR.
Acomodação
Foram
empregados pouquíssimos recursos para seu uso. O projeto de adaptação contou
apenas a pintura, conjunto luminoso e sonoro e redes no porta-malas.
Todo
o resto permaneceu como saiu da fábrica, o que obriga a equipe tripulante a
improvisar da melhor maneira que pode a acomodação dos EPI´s e demais
equipamentos necessários para as ocorrências.
No
porta-malas da viatura encontram-se todos os ítens de suporte avançado.
Fig. 8 -
Porta-malas da USA do posto Casa Verde.
No
no banco traseiro ficam soltos os equipamentos de proteção individual do
bombeiro condutor e dos 2 integrantes do GRAU o que representa um perigo para
os tripulantes pois durante uma colisão todos os objetos pesados como capacetes
e outros ítens se transformam em projéteis que podem causar sérios danos aos
ocupantes do veículo.
Fig. 9 -
Acomodação de equipamentos no interior da USA do PB Casa Verde
Condutor
Seguramente
pode-se afirmar que os condutores de veículos de emergência possuem a maior
carga de responsabilidade e funções durante um deslocamento. Não só são
responsáveis pela segurança da tripulaçao, como também pela integridade do
próprio veículo. Necessitam conduzir da maneira rápida, segura, e enfrentando
diversos obstáculos pelo caminho.
Tratando-se
de São Paulo, o trânsito torna-se um dos grandes vilões, atrasando a chegada
até o local. Para agilizar a passagem pelo trânsito, é corriqueiro que os
condutores pilotem com uma das mãos, o tempo inteiro no controlador de sirene,
para alternar entre os sons, fazendo com que os motoristas a frente abram
caminho. Tal prática é prejudicial para a condução do veículo, pois além de
tirar uma das mãos do volante, obriga o condutor a constantemente desviar a
atenção da via e olhar para o controlador, uma vez que os controladores ficam
em locais de difícil acesso e não possuem quaisquer recursos táteis para
facilitar a identificação dos comandos nele presentes.
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