Roda e Pneus
Rodas reforçadas e pneus sem câmara de ar.
Airless
Talvez
o elemento menos percebido quando se analisa uma viatura seja o conjunto de
pneus e rodas, porém é um dos pontos mais cruciais de qualquer veículo. Os
pneus, ao contrário do que pensa a maior parte das pessoas, não são todos
iguais. Existem diversos tipos de compostos de borracha, para diversos tipos de
uso que podem ser aplicados ao mesmo veículo.
Se
tratando de um veículo com um uso extremo como é o caso da USA, não se pode
colocar qualquer tipo de pneu. Diferentemente de uma viatura de polícia, que
tem uso leve na maior parte de seu tempo operacional, pois consiste apenas em
patrulhas, a Unidade de Suporte Avançado apenas é acionada em ocorrências
consideradas graves, o deslocamento até o local deve ser feito com prioridade,
o que significa velocidades elevadas e em muitos casos, manobras para cortar
caminho e evitar obstáculos como trânsito. Isso envolve passagem por canteiros
centrais de avenidas, vias não pavimentadas, e todo o tipo de terreno
acidentado. Isso coloca sobre os pneus uma carga de stress que vai muito além
do que foi originalmente projetado para suportar. Causando desgaste prematuro,
além do risco de furar e/ou rasgar durante um deslocamento.
Este
uso extremo da viatura é evidenciado na ocorrência atendida pela USA do Posto
Casa Verde em Francisco Morato, onde uma garota de cerca de 8 anos estava
parcialmente soterrada e presa entre escombros de sua casa que caiu em um
deslizamento de terra (vide anexos para relato completo).
Com
isso em mente, a solução mais adequada para este problema é a implementação de
pneus airless, que são pneus que não são inflados. No lugar de ar, esta
tecnologia conta com uma estrutura de borracha, similar a molas de feixe, que
dão sustentação e absorvem impactos. Este tipo de pneu além de não furar,
proporciona uma absorção de energia de impactos muito superior aos pneus
convencionais, pois o ar age como uma mola, reagindo com a mesma velocidade e
transferindo boa parte do impacto para o veículo, ocasionando solavancos e
trepidações.
Fig. 36- Veículo
militar com pneus sem câmara de ar.
Estrutura de amortecimento
e sustentação
Banda
de rodagem
Fig. 38 - Conjunto de pneu e roda
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