Projeto redesign USA -
Otimização da viatura de Suporte Avançado
Metodologia
Para
desenvolver o projeto, foi necessário uma imersão profunda e pesquisas
etnográficas que baseiam-se na observação e levantamento de hipóteses, onde o
pesquisador busca analisar o que está acontecendo através da própria ótica. Uma
das características da Etnografia é a presença física do pesquisador e a
observação in loco para se colocar no lugar dos profissionais do GRAU e
Bombeiros, Fui à dois Postos de Bombeiros, o posto Casa Verde e o Guarapiranga.
Lá tive a oportunidade de conversar com a equipe de prontidão do GRAU e com
bombeiros, assim como pude analisar do ponto de vista de um designer, como é a
atual configuração da USA e perceber onde existem deficiências, que nem mesmo
os próprios percebem, onde há espaços para melhorias e principalmente como
tornar a jornada do usuário mais eficiente, segura e ágil.
Através
dos princípios do Design Universal (Human Centered Design ou HCD), que é a
filosofia de design que prega que os produtos, serviços e sistemas sejam
utilizados pelo maior número de pessoas sem a necessidade de adaptações,
buscou-se minimizar os problemas encontrados na Unidade de Suporte Avançado.
Falando
um pouco mais a fundo dos princípios do Design Universal, este começa com uma
boa compreensão das pessoas e das necessidades que esse design precisa suprir.
Esta compreensão vem primeiramente através da observação, porque as próprias
pessoas muitas vezes não estão cientes das próprias necessidades verdadeiras,
ou não percebem as dificuldades que passam diariamente. Chegar a um aspecto
específico a ser definido é uma das partes mais difíceis do design, tão difícil
que o princípio do HCD é evitar especificar o problema o máximo possível, e ao
invés disso fazer iterações sobre aproximações repetidas. Os resultados podem
ser produtos que realmente atendam as necessidades das pessoas.
Donald
Norman, uma das maiores referências no assunto, afirma em seu livro Design for
the Everyday Things (2013) que: “...existe uma frustração com os objetos do
cotidiano. Do aumento da complexidade de painéis dos carros à automatização dos
lares com seus sistemas internos, músicas, e sistemas de entretenimento, além
da crescente automação da vida num geral, pode levar a uma luta sem fim contra
a confusão, erros contínuos, frustrações e um ciclo de atualizações e
manutenção em nossos bens.”
A
solução é o design centrado no aspecto humano (HCD Human Centered Design), uma
abordagem que coloca as necessidades, capacidades e comportamentos humanos em
primeiro lugar, e então se projeta para acomodar estes fatores.
Para isso o projeto foi
subdividido em 5 frentes, segmentando a USA e analisando quais são as melhores
soluções cabíveis:
1-Condutor:
Idealizar melhorias para que o condutor não fique sobrecarregado com funçoes extras,
e que as demais funçoes sejam executadas sem que haja um déficit na atenção com
o deslocamento. Isso envolve todos os controladores internos da viatura;
2- Sinalizadores Sonoros e
Luminosos: A atual configuração de sinalizadores (sirenes) está
longe de ter a eficiência desejada. Além de causar problemas auditivos aos
tripulantes, a populaçao tende a não respeitar da maneira que deveria estes
sinais e em certos casos, não surtem efeitos, causando acidentes provocados por
motoristas que não viram a chegada do veículo de emergência;
3- Organização:
Idealizar um sistema de armazenagem dos equipamentos, medicamentos e bolsas com
demais ítens, além de EPI´s, que permita fácil e rápido acesso a quaisquer dos
ítens, e acomodem de maneira segura, preservando a integridade dos tripulantes
do veículo;
4-Performance:
Melhorias estruturais e mecânicas, aumentando assim a confiabilidade e
desempenho da USA, tornando-a mais eficiente e se mantendo operacional por um
período maior;
5-Identificação:
Um veículo como a Unidade de Suporte Avançado necessita de uma padronagem que
seja de fácil identificação, e aumente a visibilidade e também imponha respeito
e sinalize que é um veículo utilizado em graves ocorrências.
Fig. 16 - Posto
de Bombeiros Guarapiranga
Controlador
Tendo
em vista o acúmulo das funções e o comportamento do condutor durante os
deslocamentos, foi desenvolvido o controlador de sirene pensado em facilitar o
acesso às funções essenciais e centralizando os demais recursos em um único
dispositivo.
O
controlador possui teclas em alto relevo, agrupada por funções e com texturas
distintas para fácil identificação tátil. Foram divididas em três grupos: luz,
som e 3 programas pré definidos. O display é sensível ao toque e apresenta
todas as informações necessárias durante uma ocorrência: GPS, dados sobre a
ocorrência e controles auxiliares da sirene com funções secundárias. A fixação
do controlador é feita na parte superior do painel, dispensando a necessidade
de encontrar um espaço no console central, o que obrigava a instalação dos
controladores convencionais em locais de difícil acesso e visualização. Com a
nova fixação, o controlador fica em uma posição de fácil acesso tanto para o condutor,
quanto para o passageiro.
Além
do ponto novo, o controlador fica preso à um braço articulado com regulagem de
comprimento, o que garante que a posição fique perfeita para o uso e não
atrapalha quaisquer outros instrumentos presentes na viatura.
Além
do controlador central, há um controlador secundário, fixado na parte traseira
do volante da viatura. Este possui 4 teclas no estilo “borboleta” que podem ser
pré programadas com funções que sejam mais importantes para o condutor,
evitando que o mesmo tire as mãos do volante para usar um recurso específico da
sirene.
Ideações
Fig. 17 -
Esboços de idéias do controlador de sirene
Interface - interface de mapa
e localização
As
interfaces do controlador são intuitivas e simplificadas, para que seja fácil
de ser compreendida sem que seja necessário instrução prévia para operar. Os
botões apresentam recursos táteis que facilitam a identificação das funções.
Fig. 19 -
Controlador em perspectivamostrando mapasinterface decontrole da sirene
Fig. 18 - Controlador
vista frontal
Fig. 20 -
Controlador em perspectiva mostrando funções da sirene
Ajustável
Para
o ajuste da posição do controlador, a haste de suporte conta com regulagem de
comprimento, e extremidades com articulações para movimentação 360°.
As
teclas do controlador de sirene também são inclináveis para facilitar o acesso.
Fig. 21-
Controlador em vista posterior
Ergonomia
As
teclas borboletas programáveis disponibilizam quatro funções de acesso rápido
no volante. O condutor programa cada uma através do controlador principal, de
acordo com suas preferências de uso.
Fig. 22-
Borboletas de acesso rápido
Fig. 23- Volante
com as borboletas instaladas
Escolha do padrão de
prioridade:
I-
Apenas luzes acesas
II-Luzes
em padrão lento e uivo lento
III-
Strobo, lasers e som uivo rápido
Controles
de Luz, na coluna da esquerda ficam os grupos luminosos, como LED, Laser e
barra de LED. Na coluna da direita se encontram os controles de intensidade,
contínuo, direita-esquerda e estrobo.
Controles
de som, como uivo rápido, buzina, rádio e a sirene Howler.
Fig. 24-
Controlador com as opções de programação das borboletas do volante
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