Sistema de som
Voltando
a atenção para elemento sonoro da sirene, os alto-falantes convencionais,
usados em virtualmente todos os modelos de sirene causam efeitos nocivos tanto
à tripulação, quanto ao paciente, em veículos de transporte de vítimas.
Condutores sofrem com perda de audição no ouvido esquerdo, enquanto as vítimas
podem sofrer aumento de pressão arterial, podendo agravar um caso de hemorragia
ou aumentar a pressão intracraniana em um caso de traumatismo. Para evitar
estes efeitos nocivos, os alto-falantes convencionais foram substituídos por
alto-falantes paramétricos, este tipo de falante possui um feixe direcional de
som, sendo audível apenas para quem está na frente do equipamento.
Outra
vantagem é a dimensão reduzida do equipamento, e a possibilidade de ser montado
em arranjos, podendo se adequar a formas diversas, o que não é possível
atualmente.
Aliado
aos alto falantes paramétricos, o conjunto sonoro conta com um par de sirenes
Whelen Howler, este sistema emite um som de baixa frequência, que gera ondas
sonoras muito mais longas que podem atravessar mais obstáculos e com um alcance
maior que frequências normais. O som desta sirene não só é ouvido, como sentido
fisicamente, o deslocamento da onda sonora é possível ser sentido no corpo,
então mesmo que um motorista seja deficiente auditivo ele sentirá a vibração da
sirene em seu corpo, sabendo que uma viatura se aproxima.
Fig. 27 - Gráfico exemplificando a diferença de propagação das ondas sonoras de um falante convencional (esquerda) e um falante paramétrico.
Fig. 29- Sistema de falantes paramétricos, fabricados pela empresa Soundlazer.
Tela
deproteção
Falantes
Paramétricos
Fig. 31- Sistema
de falantes paramétricos
Sirene Whelen Howler
Fig. 32- Esquema
de instalação do Whelen Howler na USA
Fig. 33-
Conjunto Whelen Howler
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