07 junho 2022

REDE DE CHUVEIROS AUTOMÁTICOS DO TIPO “SPRINKLER” - Definição - Elementos de uma rede - Sprinklers - Classificação - Posicionamento - Comum ou convencional - Pendente - Para cima - Parede ou lateral - Laterais de longo alcance - Especiais - Projetores de média e de alta velocidade - Observações - Diâmetro nominal - Classificação das temperaturas e codificações das cores dos sprinklers - Classificação para elemento termosensível tipo ampola e tipo solda eutética - Estoque de sprinklers sobressalentes - APOSTILA DO BOMBEIRO PROFISSIONAL CIVIL



4.2 – REDE DE CHUVEIROS AUTOMÁTICOS DO TIPO “SPRINKLER”

 

4.2.1 – Definição

É um sistema fixo e integrado, constituído de tubulações fixas, subterrâneas e/ou aéreas, onde são dispostos regularmente sobre as áreas a serem protegidas, bicos de sprinkler ligados a um ou mais abastecimentos de água, possibilitando, na ocorrência de um princípio de incêndio, a aplicação de água direta e automaticamente sobre o local do sinistro, através do rompimento do elemento termossensível do bico, permitindo a passagem da água, com acionamento simultâneo de um dispositivo de alarme.

 

 

4.2.2 – Elementos de uma rede de “sprinkler”

 

4.2.2.1 - “sprinkler”

Também chamados de BICOS ou CHUVEIROS AUTOMÁTICOS, são dispositivos dotados de elemento termossensível, que colocados sobre a área a ser protegida, permitem a passagem da água para controle ou extinção dos incêndios, espargindo-a, quando a temperatura alcança o valor nominal prédeterminado para funcionamento. Normalmente é fabricado em corpo metálico com terminação rosqueada (rosca macho), para sua ligação ao sistema de canalização, apresentando elemento difusor sob o ponto de expulsão da água, de modo a permitir maior área de ação ou cobertura.

 



a) Classificação dos sprinklers quanto a sua finalidade

 

Abertos - São aqueles que não possuem elemento termossensível.

 

Fechados - São aqueles dotados de um elemento termossensível (ampola de vidro ou solda eutética), que os mantém hermeticamente fechados, entrando em funcionamento pela própria ação do calor de um incêndio.

 

 

b) Classificação dos sprinklers quanto ao posicionamento

 

Comum ou Convencional - Modelo antigo (em de suso), onde o tipo de defletor possibilita que, aproximadamente, 50% da água seja projetada para cima e os outros 50% para baixo. A aspersão da água proporcionada por este modelo tem a forma aproximadamente esférica. Apresenta a característica de poder ser montado na posição pendente ou para cima.

 



Pendente (pendent) - É aquele em que o defletor possui um formato achatado ou com leve inclinação para baixo, de tal forma que a água é totalmente projetada para baixo, mantendo um formato hemisférico abaixo do plano do defletor, possibilitando que a água seja direcionada sobre o foco do incêndio.

 



Para cima (upright) - É aquele em que o defletor possui alhetas voltadas para baixo, de tal forma que a água é totalmente projetada para baixo, mantendo um formato hemisférico abaixo do plano do defletor, possibilitando que a água seja direcionada sobre o foco do incêndio.

 



Parede ou Lateral (sidewall) - É aquele em que o defletor possui uma inclinação acentuada ou anteparo no defletor, objetivando que a maior parte da água seja projetada para frente e para os lados, em forma de ¼ de esfera, e uma pequena quantidade para trás contra a parede. São instalados ao longo das paredes de uma sala e junto ao teto, estando seu emprego limitado à proteção de ambientes relativamente estreitos, cuja largura não exceda ao alcance máximo que este tipo de chuveiro proporciona.

 



Laterais de longo alcance - Possuem a mesma característica do descrito na letra “d”, entretanto, as dimensões do defletor proporciona uma cobertura mais ampla que aqueles.

 

Especiais - É aquele projetado especialmente para serem instalados embutidos ou rentes ao forro falso, onde, por motivo de estética, os demais tipos de chuveiros não são recomendados. Este tipo de chuveiro não pode ser utilizado no risco extraordinário, assim como, só pode ser instalado na posição pendente.

 

Projetores de média velocidade - São abertos ou fechados, fabricados com defletores para diferentes ângulos de descarga, que fazem com que a água nebulizada seja lançada em forma de cone. São empregados nos sistemas de água nebulizada de média velocidade, visando controlar ou extinguir incêndios em líquidos inflamáveis de baixo ponto de fulgor, auxiliar no resfriamento de equipamentos de estruturas, na diluição de gases, etc.

 

Projetores de alta velocidade - São abertos e seus orifícios de descarga para diferentes ângulos são providos de uma peça interna, cuja função é provocar a turbulência da água, nebulizando-a em forma de cone. São empregados nos sistemas de água nebulizada de alta velocidade, extinguindo incêndios em líquidos combustíveis de alto ponto de fulgor, por emulsificação, resfriamento ou abafamento.

 

Observação: Projetores de média e alta velocidade podem integrar uma rede de chuveiros automáticos, desde que obedeçam aos critérios estabelecidos por norma específica ou as recomendações do fabricante.

 

c) Diâmetro nominal dos sprinklers e fator “K”

 


Observação: Sprinkleres com diâmetro nominal superior a 20mm atuam no modo supressão (alta vazão), sendo normalmente utilizados em áreas de estocagem. O fator K de um sprinkler correlaciona a vazão com sua pressão de funcionamento.

 

d) Classificação das temperaturas e codificação das cores dos sprinklers

Geralmente a escolha da temperatura de acionamento do chuveiro automático é de mais ou menos 20ºC a 30ºC acima da temperatura máxima ambiente. Para cada temperatura de disparo foi estipulada uma cor para o líquido contido nos bulbos ou para a solda eutética.


  Classificação para o elemento termossensível tipo ampola




Classificação para o elemento termossensível tipo solda eutética

 


e) Estoque de sprinklers sobressalentes

Para qualquer instalação de sprinkler deverá haver, em lugar acessível e protegido (normalmente armários destinados a este fim), uma quantidade de bicos sobressalentes, cujo objetivo é atender a uma reposição imediata. Tal estoque deverá ser composto dos diferentes tipos e temperaturas dos bicos utilizados na instalação considerada. Segundo a National Fire Protection Association (NFPA) o quantitative é o seguinte:

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário