07 junho 2022

Avaliação da Circulação - Parada cardíaca - Sinais de vida - RCP - URGÊNCIAS PRÉ-HOSPITALARES (UPH) - APOSTILA DO BOMBEIRO PROFISSIONAL CIVIL

 

6.2.6 - Avaliação da Circulação

O coração é o órgão responsável pela circulação do sangue no nosso corpo. Ele funciona como uma bomba, fazendo nosso sangue circular, levando assim para todas as células o oxigênio e outros nutrientes que elas necessitam.

 

Parada cardíaca é quando o coração deixa de funcionar como bomba não havendo assim circulação. Para sabermos se a vítima está em parada cardíaca devemos, verificar a presença do pulso carotídeo. Sua ausência é o principal sinal de parada cardíaca no adulto. Usando o dedo médio e o indicador, palpe por 5 segundos a artéria carótida, que está localizada no pescoço. Caso você tenha dificuldade ou dúvida da presença do pulso avalie a presença dos sinais de circulação também conhecidos como sinais de vida. Se algum desses sinais estiver presente significa que a vítima possui circulação.

 


Sinais de Vida:

A vítima respira?

A vítima se movimenta?

A vítima tosse ou emite algum tipo de som?

 

Caso o pulso carotídeo e seus sinais de vida estejam ausentes, inicie as compressões torácicas: abra a camisa da vítima e posicione uma de suas mãos sobre o osso esterno no tórax (meio do peito), na altura dos mamilos. Apóie apenas a região hipotenar da palma da mão (o calcanhar da mão) no tórax da vítima sem encostar os dedos. Coloque a outra mão sobre a primeira entrelaçando os dedos. Mantenha os braços esticados usando o peso de seu tronco e faça 30 compressões.

 


Realize quatro ciclos consecutivos de 02 ventilações (boca a boca) e 30 compressões (no tórax)

Após esses quatro ciclos verifique se a vítima apresenta os sinais de vida. Caso a respiração ou circulação tenham retornado, mantenha a vias aéreas livres através da inclinação da cabeça e aguarde a chegada da ajuda (SU) já solicitada. Caso haja retorno somente da circulação, faça 02 ventilações boca a boca cada 5 segundos. Caso não haja retorno da respiração ou circulação, repita mais quatro ciclos de 02 ventilações e 30 compressões checando as condições da vítima após cada quatro ciclos.

 

Manter esses procedimentos até:

1. O retorno da respiração e/ou circulação,

2. A chegada da ajuda do SU já solicitada.

3. Se você (e seu ajudante) entrar (em) em exaustão.




Nenhum comentário:

Postar um comentário