...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

06 julho 2016

Como funciona a panela de pressão - Válvula d segurança - Válvula com pino ( Pino ) - Vapor - Água - Alimentos - Cuidados no uso da panela de pressão - Vamos perder o medo de cozinhar com a panela de pressão

Como funciona a panela de pressão

Muita gente tem pavor de panela de pressão, não é verdade? Quase sempre é porque já ouviram histórias de panelas que explodiram e, sem saber como funcionam, ficam com receio de usar.


Trata-se de uma panela totalmente vedada (tem uma borracha que veda toda a superfície de contato da tampa com a panela), que impede que o vapor escape. Como esse vapor vai se acumulando dentro da panela, a pressão dentro dela aumenta e fica maior do que a pressão atmosférica.

Como o nível do mar é o máximo de pressão atmosférica que podemos ter para cozinhar (a menos que faça uma viagem para as profundezas do oceano para fazer seu almoço), a panela com uma pressão mais alta por dentro é a única maneira de conseguir que a água suba para uma temperatura superior a 100ºC, atingindo mais ou menos 120°C. Com uma temperatura mais alta da água, suas batatas cozinharão rapidinho!

Mas não é simples assim. Para que não aconteça um acidente, existem as válvulas. É dela aquele barulhinho de apito que você conhece.

É comum que as pessoas se apavorem quando a válvula começa a soltar fumaça. O detalhe é que você tem que se apavorar se ela não soltar a fumaça!!



O vapor vai aumentando lá dentro e a pressão vai subindo. Chega uma hora que essa pressão atinge um limite. Se subir mais, pode ficar perigoso. Aquela válvula que você vê no centro da tampa, é mantida fechada por um pino que é relativamente pesado. 

Quando a pressão dentro da panela atinge o limite, ela consegue empurrar o pino para cima, possibilitando assim que o excesso de vapor escape. Desta maneira a pressão interna se mantém, controlada pela válvula!

Portanto, quando você ver que sua panela está soltando vapor e o pino estiver dançando para lá e para cá no mesmo ritmo, está tudo ok! Não mexa na válvula porque ela garante a sua segurança, deixe que ela trabalhe sozinha!

A  válvula de segurança, serve para que quando a válvula central não funcionar (porque entupiu, por exemplo), evitando assim a explosão da panela. Elas podem estar na tampa (como na figura), embaixo do cabo ou nas bordas da panela. 


Se a válvula central (o Pino) falhar, a válvula de segurança irá abrir para evitar uma explosão.



Você já deve estar imaginando que, para abrir a panela, é preciso esperar que ela esfrie. Está correto. Se a panela ficou fria, a pressão já vai ter saído.

Tem muita gente que coloca a panela debaixo d’água para acelerar o resfriamento. Deixe a parte inferior embaixo da água corrente, mas não mexa na válvula para diminuir a pressão, porque o alimento pode escapar.

NUNCA ABRA A PANELA SEM ESTAR SEGURO DE QUE NÃO HÁ MAIS PRESSÃO DENTRO DELA. CONFIRA SEMPRE SE O PINO ABAIXOU COMPLETAMENTE.




Cuidados no uso da panela de pressão:

– Dentro da panela tem uma marca que é o nível máximo que você pode preencher com alimentos. Um terço da altura da panela precisa ficar livre, caso não encontre a marcação. Esse espaço é para evitar que o alimento em ebulição obstrua o caminho de escape da válvula;

– Fique atento ao ruído da panela. Se ele for interrompido de repente, desligue-a e espere esfriar;

– Lave sempre muito bem a válvula, para evitar que ela entupa. Limpe o orifício com cuidado, desobstruindo-o de qualquer sujeira. Limpe o pino direitinho também;

– Quando a panela começar a soltar vapor, abaixe o fogo. Como você já sabe, a temperatura da água não vai mais aumentar;

– A qualquer sinal de escape de vapor pela borracha, troque-a;

– Não abra a panela sem que todo o vapor tenha saído (repetindo, para você não esquecer);

– Não permita a presença de crianças dentro da cozinha quando a panela estiver funcionando;

– Consulte sempre seu manual de instruções. Lá você vai ter certeza das informações sobre o uso da sua panela, de acordo com o modelo.


Vamos perder o medo da panela de pressão e cozinhar muito mais coisas gostosas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário