...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

06 julho 2016

Mito ou Verdade - Panela de pressão explode? - Utilizar fogo alto ou baixo faz diferença no tempo de cozimento na panela de pressão? - Após o cozimento, o vapor precisa ser liberado antes de abrir a panela de pressão? - Fonte Panelas Clock


Se usada da forma correta, não. A panela de pressão cozinha em temperatura mais elevada que as panelas comuns. Sob maior pressão, a temperatura de ebulição aumenta, e assim o alimento necessita de menos tempo para ficar pronto. Se eventualmente a válvula de vapor estiver entupida, o calor vai para dentro da panela, elevando sua temperatura e, consequentemente, sua pressão. O vapor ficará preso de dentro da panela, e quando essa pressão ultrapassar o limite suportado pela panela, ela pode se deformar e explodir. Atualmente, praticamente todas as marcas disponíveis no mercado possuem válvulas de segurança que evitam o risco de explosão.



  
Você gasta mais gás do que o necessário, pois quando a válvula de pressão começa a apitar (liberar vapor), significa que a pressão dentro da panela está alta. Se você baixar o fogo neste momento, a pressão se mantém, e se mantiver o fogo alto, só vai fazer mais barulho. Portanto, é recomendado usar fogo baixo no momento em que a válvula começar a apitar, até mesmo para o líquido dentro da panela não secar muito rápido.





Quando o tempo de cozimento terminar, o fogo deve ser apagado e todo o vapor liberado. Coloque a válvula de regulagem na posição de liberação de vapor, ou coloque a panela sob uma corrente de água fria para acelerar o processo. Quando não sair mais vapor pela válvula indica que não há mais pressão interna e a panela já pode ser aberta.


Nenhum comentário:

Postar um comentário