03 junho 2021

Riscos e Limitações de Uso dos Agentes Gasosos – Riscos e Limitações de Uso dos Agentes Gasosos - Estudo de Sistema Fixo de Combate a Incêndio por Agente Gasoso

Capitulo 3 – Riscos e Limitações de Uso dos Agentes Gasosos

Todo sistema fixo de combate a incêndio tem como objetivo reduzir o risco aos seres humanos e os prejuízos materiais em caso de incêndio. Chuveiros automáticos dispersores de água, por exemplo, mesmo quando incapazes de extinguir o incêndio em um determinado ambiente, são projetados para contê-lo. A ação dos sprinklers garante tempo para uma evacuação segura e a chegada de apoio especializado, contribuindo assim para reduzir os danos. Princípio semelhante rege os sistemas fixos de combate baseados no uso de gases. Porém, todos os sistemas fixos precisam seguir também procedimentos de segurança específicos para que não se tornem um risco adicional aos que estão presentes nos ambientes protegidos.

O principal risco na utilização de sistemas fixos com agentes gasosos é o de asfixia, especialmente para aqueles que empregam gases que agem por abafamento. No entanto, há ainda outros riscos, como a projeção de objetos devido à rápida velocidade da descarga, aumento da pressão no ambiente que pode danificar paredes e estruturas, queimaduras por frosbite devido à rápida evaporação do gás, e intoxicação pelos produtos gerados durante o incêndio (NFPA 12, 2011; NFPA 2001, 2012).

Nenhum comentário:

Postar um comentário