03 junho 2021

Produtos da Queima - Produtos gerados na queima dos gases extintores - Efeitos a exposição de ácido fluorídrico por indivíduos saudáveis – Riscos e Limitações de Uso dos Agentes Gasosos - Estudo de Sistema Fixo de Combate a Incêndio por Agente Gasoso

3.4 – Produtos da Queima

Outro risco relativo à utilização de agentes extintores gasosos é a formação de gases tóxicos gerados na combustão do próprio agente extintor. Esses gases tóxicos emanados da queima do agente extintor, juntamente com os gases provenientes da queima dos combustíveis presentes no ambiente, podem ser extremamente letais.

A análise dos gases gerados é um fator de suma importância para o desenvolvimento e aprovação dos agentes extintores. A Tabela 3.5 apresenta alguns dos produtos da combustão dos principais agentes extintores.


Tabela 3.5 – Produtos gerados na queima dos gases extintores (NFPA 2001, 2012; KIDDE NOVEC 1230, 2005; NFPA 12, 2011)

 

A partir da queima do FM-200 pode ocorrer a formação de ácido fluorídrico, um gás tóxico. Inúmeros testes foram realizados para verificar os efeitos da exposição ao HF, conforme Tabela 3.6 (NFPA 2001, 2012).

Além dos compostos gerados a partir da queima do agente extintor, há também a liberação de gases tóxicos formados a partir da combustão dos combustíveis presentes no ambiente. A Tabela 3.7 indica os gases formados a partir da queima de diferentes materiais combustíveis, assim como seu potencial tóxico.

 

Tabela 3.6 – Efeitos a exposição de ácido fluorídrico por indivíduos saudáveis (NFPA 2001, 2012)

Nenhum comentário:

Postar um comentário