11 julho 2014

Instalações de tubulação Predial de água fria - NBR 5626 - Pressão Estática, Dinâmica e de Serviço

Pressão Estática, Dinâmica e de Serviço

Nas instalações prediais, devemos considerar três tipos de pressão: 

Pressão estática: 
Pressão da água quando ela está parada dentro da tubulação. O seu valor é medido pela altura que existe entre, por exemplo, o chuveiro e o nível da água no reservatório superior. Se for instalado um manômetro no ponto do chuveiro e a altura até o nível da água no reservatório for de 4 metros, o manômetro marcará 4 m.c.a.



Com relação a pressão estática, a norma NBR 5626 de instalações prediais de água fria, diz o seguinte:

Em uma instalação predial de água fria, em qualquer ponto, a pressão estática máxima não deve ultrapassar 40 m.c.a. (metros de coluna d'água).

Isto significa que a diferença entre a altura do reservatório superior e o ponto mais baixo da instalação predial não deve ser maior que 40 metros. Como então fazer uma instalação de água fria em um edifício com mais de 40 metros de altura?

A solução mais utilizada, por ocupar menos espaço, é o uso de válvulas redutoras de pressão, normalmente instaladas no subsolo do prédio.  Veja esquema abaixo:



Pressão dinâmica: 

É a pressão verificada quando a água está em movimento, que pode ser medida também através de um manômetro.

Esta pressão depende do traçado da tubulação e dos diâmetros adotados para os tubos. O seu valor é a pressão estática menos as perdas de carga distribuída e localizada.




Pressão de serviço:

Esta representa a pressão máxima que podemos aplicar a um tubo, conexão, válvula ou outro dispositivo, quando em uso normal. Neste caso, citamos o seguinte trecho da norma NBR 5626: “o fechamento de qualquer peça de utilização não pode provocar sobre-pressão em qualquer ponto da instalação que seja maior que 20 m.c.a. acima da pressão estática neste ponto".

Isto quer dizer que a pressão de serviço não deve ultrapassar a 60 m.c.a. pois é o resultado da máxima pressão estática (40 m.c.a.) somada a máxima sobre-pressão (20 m.c.a.).

É importante seguir estas recomendações para evitar danos nas tubulações, como os casos de rompimento de conexões, estrangulamento de tubos, etc, que trazem transtornos aos usuários.


IMPORTANTE

Alguns profissionais que executam instalações em prédios com grandes alturas utilizam tubos metálicos, pensando que estes são mais fortes e que resistem a maiores pressões. Na realidade a norma não faz distinção sobre qual ou quais materiais devem ser as tubulações das instalações. Dessa forma, a pressão estática máxima de 40 m.c.a. deve ser obedecida em qualquer caso, independente dos materiais dos tubos. Tanto faz se for PVC,  cobre ou ferro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário