03 dezembro 2013

Cuba - 174. Como funcionam os Sindicatos Cubanos?


Em 1925 foi fundada a Confederação Nacional de Trabalhadores, posteriormente tornando-se Central dos Trabalhadores de Cuba. Desde então os trabalhadores cubanos estão organizados em uma só Central Sindical (CTC). A Central de Trabalhadores de Cuba tem filiais nos estados (províncias) e municípios, além disso, existem os sindicatos por ramos da economia. Mais de 95% do total de trabalhadores são sindicalizados. Pelo papel tão importante e imprescindível dos sindicatos na sociedade cubana é que seus representantes participam em níveis governamentais da tomada de decisões.

O secretário geral da CTC participa na qualidade de convidado permanente das reuniões do Conselho de Ministros, que por sua vez é Membro do Conselho de Estado. Os Secretários Gerais dos Sindicatos por Ramo participam de forma permanente nos Conselhos de Direção dos Ministérios e os Secretários Gerais das Organizações Sindicais de Base participam nos Conselhos de Direção das Empresas e Fábricas.

Nenhuma lei que esteja relacionada aos trabalhadores é adotada, nem submetida a apreciação da  Assembléia Nacional do Poder Popular sem antes ser discutida e sem o consenso dos Sindicatos.
A Central de Trabalhadores de Cuba (CTC) conta com sua própria publicação, o jornal Trabalhadores (“Trabalhadores”).


De acordo com a Constituição, a Central de Trabalhadores de Cuba possui iniciativa legislativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário