CURVAS CARACTERÍSTICAS DE BOMBAS CENTRÍFUGAS
1. DEFINIÇAO: De forma simples e
direta, podemos dizer que a curva característica de uma bomba é a expressão
cartesiana de suas características de funcionamento, expressas por Vazão, em m³/h na abscissa e na ordenada, hora
Altura, em mca; rendimento (h), em %;
perdas internas (NPSHr), em mca; e potência absorvida (BHP), em
cv;
1.1 CURVA CARACTERÍSTICA DA BOMBA: A curva característica é função particular
do projeto e da aplicação requerida de cada bomba, dependendo do tipo e
quantidade de rotores utilizados, tipo de caracol, sentido do fluxo, velocidade
específica da bomba, potência fornecida, etc. Toda curva possui um ponto de
trabalho característico, chamado de “ponto ótimo”, onde a bomba apresenta o seu
melhor rendimento (h), sendo
que, sempre que deslocar-se, tanto a direita como a esquerda deste ponto, o
rendimento tende a cair. Este ponto é a intersecção da curva características da
bomba com a curva característica do sistema (curvas 3 e 4 - CCB x CCS).
É importante levantar-se a curva
característica do sistema, para confrontá-la com uma curva característica de
bomba que se aproxime ao máximo do seu ponto ótimo de trabalho (meio da curva,
melhor rendimento). Evita-se sempre optar-se por um determinado modelo de bomba
cujo ponto de trabalho encontra-se próximo aos limites extremos da curva
característica do equipamento (curva 2), pois, além do baixo rendimento, há a
possibilidade de operação fora dos pontos limites da mesma que, sendo à
esquerda poderá não alcançar o ponto final de uso pois estará operando no
limite máximo de sua pressão e mínimo de vazão. Após este ponto a vazão se
extingue, restando apenas a pressão máxima do equipamento denominada schut-off.
Ao passo que, operando-se à
direita da curva, poderá causar sobrecarga no motor. Neste ponto a bomba estará
operando com máximo de vazão e mínimo de pressão aumentando o BHP da mesma.
Esta última posição é a
responsável direta pela sobrecarga e queima de inúmeros motores elétricos em
situações não previstas pelos usuários em função do aumento da vazão, com
consequente aumento de corrente do motor.
De um modo geral podemos dizer que as curvas características podem ser:
A. Estáveis: quando uma determinada altura corresponde a uma única
vazão (curva 5);
B. Instáveis: quando uma determinada altura corresponde a duas ou
mais vazões (curva 6);
1.2 CURVA CARACTERÍSTICA DO SISTEMA: É obtida fixando-se a altura geométrica
total do sistema (sucção e recalque) na coordenada Y (altura mca), e, a partir
deste ponto, calcula-se as perdas de carga com valores intermediários de vazão,
até a vazão total requerida, considerando-se o comprimento da tubulação,
diâmetro e tipo de tubo, tempo de uso, acessórios e conexões (curvas 3 e 4).