Tanques de Combustível (Diesel)
Tanques
diários: Os tanques instalados no grupo gerador, ou próximo destes, que
fornecem o combustível para o grupo gerador são chamados de tanques diários
(embora os mesmos não contenham necessariamente o combustível suficiente para
um dia de operação). Esses tanques são usados como uma conveniência ou quando
não é prático trazer o combustível do local de armazenamento principal do
sistema. A distância, a altura acima ou abaixo, ou o tamanho do tanque principal
são razões para o uso de um tanque diário. Todos os motores diesel têm
limitações de capacidade de elevação do combustível (ou restrição de coleta de
combustível), pressão nas linhas de combustível (tanto de alimentação quanto de
retorno) e temperatura de alimentação do combustível. O combustível é
transferido do tanque principal para o tanque diário através de uma bomba de
transferência geralmente controlada por sistema automático por meio de sensores
de nível no tanque diário.
Se o
tanque for pequeno, o retorno do combustível é bombeado de volta ao tanque
principal para evitar o superaquecimento do combustível. Consulte sistemas de combustível
na seção Projeto Mecânico.
Tanques
Sob a Base: Geralmente maiores do que os tanques diários, os tanques sob a base
são construídos na estrutura de base do grupo gerador ou de modo que o chassis
do grupo gerador possa ser montado diretamente sobre ela. Estes tanques
armazenam uma quantidade de combustível para um certo número de horas de
operação, como 12 ou 24 horas. Freqüentemente, os tanques sob a base são de
parede dupla e incorporam um tanque secundário ao redor do reservatório do
combustível para fins de retenção do combustível em caso de vazamento no tanque
principal. Muitas normas locais exigem um reservatório secundário de contenção
de combustível como uma estrutura de parede dupla juntamente com monitoração total
dos tanques principal e secundário.