Como evitar acidentes em elevadores e Blá, blá, blá...
O que mais se houve é, que quando houver ocorrências com pessoas presas em elevadores, CHAMEM 193 para realizar o socorro!
O que é que o 193 tem haver com o seu elevador?
Com o seu prédio?
Com o seu condomínio?
...Nada!!!
Em caso de emergência em elevadores, há duas possibilidades de responsabilidades distintas na ação A e B:
A) Síndico
1 - Acionar o Plantão de Manutenção da Empresa responsável pela conservação e manutenção do elevador, avisando o ocorrido e se há pessoas retidas no interior da cabina do elevador;
2 – Direcionar-se imediatamente ao hall dos elevadores e localizar o andar em que está parado a cabina do elevador;
3 - Conversar com os passageiros de forma branda, objetivando mantê-los calmos até a chegada da Equipe de Manutenção que efetuará o resgate;
4 - Pendurar plaqueta sinalizadora (ELEVADOR EM MANUTENÇÃO) em todos os andares;
5 - Recepcionar o Técnico da Empresa do elevador, passando toda a ocorrência, fornecendo-lhe a chave da sala de máquinas do elevador para providências;
6 - O Síndico permanece no andar, junto a porta, aguardando nivelamento e resgate dos passageiros;
7 - Anota ocorrência em Diário ou Livro para controle de Ocorrência no local.
B) Central de Segurança
1 - Acionar o Plantão de Manutenção da Empresa responsável pela conservação e manutenção do elevador, avisando o ocorrido e se há pessoas retidas no interior da cabina do elevador;
2 – Acionar via rádio HT o Bombeiro Civil lotado no prédio ou condomínio avisando que há QRU no QTH. ECO parado com passageiros em seu interior. (QRU = emergência / QTH = no local, no posto / ECO = Elevador)
Missão do Bombeiro Civil:
A) Dirigir-se rapidamente ao hall dos elevadores e identificar qual é o elevador que está parado, dirigir-se ao andar e utilizando chave especial o mesmo abre a porta com cuidado uns 5 cm, e por este vão ele tranquiliza os passageiros da cabine, avisando que o resgate ocorrerá em instantes;
B) Fecha a porta, vai até o andar acima, abre a porta e desce com cuidado em cima da cabina do elevador;
C) Em cima da cabina do elevador há três botoeiras e uma lâmpada, ligue-a e localize na botoeira o botão que desliga o comando central transferindo-o para comando manual;
D) No manual, movimente o elevador de forma que a cabine fique nivelada com o piso do andar;
E) Desconectar a fonte de energia da máquina da porta da cabina;
F) Destrave a porta do andar, abrindo ambas;
G) Peça para os passageiros sair com calma;
H) Após a saída dos passageiros, feche a porta externa, conecte a fonte de energia da porta interna;
I) Após fechar as portas, direcione o elevador andar acima ou abaixo de forma que nivele a parte superior da cabina para a sua saída e antes de sair, ligue o comando automático e saia para o hall dos elevadores;
J) Fique observando por instantes, se o elevador ficou parado, se andou até o sub-solo e normalizou funcionamento, ou se continuou com trepidações ou parada com degrau;
K) Se continuou com alterações, o Bombeiro Civil, vai precisar deslocar-se até a Sala de Máquinas ou o poço no sub-solo e desligar a chave geral do elevador e sinalizar todos os andares com placas de aviso e advertência (ELEVADOR EM MANUTENÇÃO), avisando a Central de Segurança para ciência do QRU em andamento;
L) Aguardar a chegada do Técnico da Empresa do elevador e acompanhar todo o serviço de manutenção no mesmo, anotando todo o ocorrido em Livro de Ocorrência do Bombeiro Civil.
Observação:
O Prédio ou Condomínio em que há o serviço do Bombeiro Profissional Civil, a PREVENÇÃO será sempre garantida através de rondas periódicas em todos os locais possíveis e imagináveis, vai desde o heliponto, caixa d´água superior, sala da casa de máquinas dos elevadores (onde são averiguados vazamentos, funcionamento das roldanas e se houver alguma irregularidade, vão ser notadas de imediato e passado para a Central de Segurança para providências), cabina secundária, CAG até o sub-solo, onde são averiguado diversos ítens, incluindo cabina primária, sala dos geradores e etc. Pois as ronda são rotineira e qualquer movimento ou barulho que fuja da rotina é motivo para o Bombeiro se coçar e procurar a razão da ocorrência.