Tubulação do Combustível Diesel
• As linhas do combustível diesel
devem ser construídas em tubo de ferro preto. Os tubos e conexões de ferro
fundido ou de alumínio não devem ser utilizados por serem porosos e podem
permitir o vazamento do combustível. As linhas, conexões e tanques de
combustível galvanizados não devem ser utilizados porque a camada de
galvanização é atacada pelo ácido sulfúrico que se forma quando o enxofre no
combustível reage com a condensação no tanque, resultando em detritos que podem
obstruir bombas e filtros de combustível. As linhas de cobre não devem ser
utilizadas porque o combustível polimeriza (torna-se espesso) no tubo de cobre
durante longos períodos de inatividade e pode obstruir os injetores de
combustível. Além disso, as linhas de cobre são menos resistentes que o ferro
preto e, portanto, mais propensas a danos.
Nota: Nunca use linhas, conexões
ou tanques de combustível galvanizados ou de cobre. A condensação no tanque e
nas linhas reage com o enxofre no combustível diesel e produz ácido sulfúrico.
A estrutura molecular das linhas ou tanques de cobre ou galvanizados reage com
o ácido e contamina o combustível.
• Para as conexões do motor devem
ser utilizadas mangueiras flexíveis certificadas para absorver o movimento e a
vibração do grupo gerador.
• A tubulação do tanque diário
para o motor deve estar sempre inclinada para baixo desde o tanque até o motor,
sem voltas para cima que possam permitir a entrada de ar no sistema.
• A tubulação do sistema de
combustível deve ser apoiada corretamente para evitar quebras por vibração.
Ela não deve ficar próxima a
tubos de aquecimento, fiação elétrica ou componentes do sistema de escape do
motor. O projeto do sistema da tubulação deve incluir válvulas em locais
apropriados para permitir o isolamento dos componentes do sistema para reparos sem
a necessidade de se drenar todo o sistema.
• Os sistemas de tubulações devem
ser inspecionados regularmente quanto a vazamentos e condições gerais. O
sistema da tubulação deve ser escovado antes do funcionamento do motor para
remover a sujeira e outras impurezas que possam danificá-lo. O uso de conexões
em “T” em vez de cotovelos permite uma limpeza mais fácil do sistema da
tubulação.
• Os dados do fabricante do motor
indicam as restrições máximas de entrada e de retorno do combustível, o fluxo
máximo, a alimentação e o retorno, e o consumo de combustível. A Tabela 6-7
mostra os tamanhos mínimos de mangueiras e tubos para as conexões com o tanque
de suprimento ou com o tanque diário quando se encontram a uma distância de 15
metros (50 pés) do grupo e aproximadamente na mesma altura.
O tamanho das mangueiras e tubos
deve basear-se no fluxo máximo de combustível e não no consumo. É altamente recomendado
que as restrições à entrada e ao retorno sejam verificadas antes que o grupo
gerador seja colocado em serviço.
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