05 dezembro 2015

Isoladores Utilizados em Locais Sujeitos a Abalos - Resistência a Terremotos - Alívio de Tensões na Fiação de Força e de Controle - Manual de Aplicação - Grupos Geradores Arrefecidos a Água T-030d-07 08/03 - Cummins


Isoladores Utilizados em Locais Sujeitos a Abalos

Sísmicos: Os grupos geradores instalados em áreas sujeitas a abalos sísmicos 2 ou 3 podem requerer o uso de isoladores que imobilizem o grupo gerador durante um sismo. Estes isoladores são semelhantes aos isoladores não-sísmicos, exceto que incluem tiras de amarração para evitar que o grupo gerador desprenda-se de seus isoladores devido ao movimento da estrutura que suporta o gerador.

Consulte um engenheiro especializado em estruturas para uma revisão das aplicações que devem ser qualificadas sismicamente.


Resistência a Terremotos

Os grupos geradores da Cummins Power Generation, quando montados e fixados corretamente, são adequados para aplicações em regiões reconhecidas de risco sísmico.

São necessárias considerações especiais de projeto para a montagem e proteção de equipamentos com densidade de massa típica de grupos geradores. O peso do grupo gerador, o centro de gravidade e as localizações dos pontos de montagem estão indicados nos desenhos dos grupos geradores da Cummins Power Generation.

Componentes como linhas de distribuição de eletricidade, líquido de arrefecimento e combustível devem ser projetados para suportar um mínimo de danos e para facilitar os reparos no caso de ocorrência de um terremoto.

Os comutadores de transferência, os painéis de distribuição, os disjuntores e os controles associados para aplicações críticas, (NOTA SOBRE O CÓDIGO AMERICANO: A NFPA110 requer estas características para os sistemas Nível 1 e Nível 2), devem ser capazes de executar suas funções pretendidas durante e após os abalos sísmicos, de modo que devem ser consideradas provisões específicas de montagem e de conexões elétricas.


Alívio de Tensões na Fiação de Força e de Controle

A fiação de força e principalmente a fiação de controle devem ser instaladas suportadas na estrutura mecânica do grupo gerador ou do painel de controle e não nos terminais ou terminações de conexões físicas. As provisões para alívio de tensões mecânicas, juntamente com o uso de fiação flexível de controle em vez de fiação rígida, ajudam a evitar falhas na fiação ou nas conexões resultantes de vibrações. Consulte o tópico Conexões Elétricas em Projeto Elétrico.



Nenhum comentário:

Postar um comentário