05 dezembro 2015

Radiador Remoto com Bomba Auxiliar do Líquido de Arrefecimento - Radiador Remoto com Bomba de Arrefecimento Auxiliar e Tanque Auxiliar - Manual de Aplicação - Grupos Geradores Arrefecidos a Água T-030d-07 08/03 - Cummins


Radiador Remoto com Bomba Auxiliar do Líquido de Arrefecimento

Se a fricção do líquido de arrefecimento exceder o valor máximo recomendado pelo fabricante do motor e se a coluna de estática estiver dentro das especificações, poderá ser utilizado um radiador remoto com uma bomba auxiliar de líquido de arrefecimento (Figura 6-17). Além das recomendações em Radiadores Remotos, considere:

  
• Uma bomba auxiliar e seu motor devem estar dimensionados para o fluxo do líquido de arrefecimento recomendado pelo fabricante do motor e desenvolver pressão suficiente para superar o excesso de fricção da coluna do líquido de arrefecimento calculada pelo método mostrado no exemplo anterior.

NOTA: Um pé de coluna da bomba (dados do fabricante da bomba) é equivalente a 0,43 PSI de fricção da coluna do líquido de arrefecimento (perda de pressão) ou a um pé da coluna de estática do líquido de arrefecimento (peso da coluna do líquido).

• Uma válvula com pórtico de desvio (válvulas-globo são muito restritivas) deve ser instalada em paralelo com a bomba auxiliar, pelas seguintes razões:

– Para permitir o ajuste da coluna desenvolvida pela bomba auxiliar (a válvula é ajustada numa posição parcialmente aberta para recircular parte do fluxo de volta à bomba).

– Para permitir a operação do grupo gerador sob carga parcial se a bomba auxiliar falhar (a válvula é ajustada na posição totalmente aberta).


• A pressão do líquido de arrefecimento na entrada da bomba do líquido de arrefecimento do motor, medida quando o motor está funcionando na rotação nominal, não deverá exceder à coluna de estática máxima permitida, recomendada na Folha de Especificações do grupo gerador. Além disso, para o tipo de desaeração do sistema de arrefecimento (230/200 kW e grupos geradores maiores), a coluna da bomba auxiliar não deverá forçar o líquido de arrefecimento através da linha de compensação para o tanque superior do radiador ou tanque auxiliar. Em qualquer caso, a válvula de desvio da bomba deve ser ajustada para reduzir a coluna da bomba a um nível aceitável.


• Como o motor do grupo gerador não precisa acionar mecanicamente o ventilador do radiador, pode haver uma capacidade adicional em kW na saída do grupo gerador. Para obter a potência líquida disponível do grupo gerador, adicione a carga do ventilador indicada na Folha de Especificações do grupo gerador com a classificação de potência do grupo. Lembre-se de que o grupo gerador deve acionar eletricamente o ventilador do radiador remoto, os ventiladores de ventilação, as bombas de líquido de arrefecimento e outros acessórios necessários para que o grupo funcione em aplicações com radiador remoto. Desta forma, a capacidade ganha em kW pelo não acionamento mecânico do ventilador, geralmente é consumida pela adição de outros dispositivos elétricos necessários ao sistema de arrefecimento remoto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário