...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

30 agosto 2013

Ponto de Fulgor ou Inflamação (auto-ignição) - Combustíveis: Etanol, Gasolina, Diesel, Querosene de aviação, Querosene (óleo de parafina), Óleo vegetal (canola) e Biodiesel. - Líquido Combustível - Líquido Inflamável

Ponto de Fulgor ou Inflamação

Ponto de fulgor ou ponto de inflamação é a menor temperatura na qual um combustível liberta vapor em quantidade suficiente para formar uma mistura inflamável por uma fonte externa de calor. O ponto de fulgor não é suficiente para que a combustão seja mantida.
Por mistura inflamável, para a obtenção do ponto de fulgor, entenda-se a quantidade de gás ou vapor misturada com o ar atmosférico suficiente para iniciar uma inflamação em contacto com uma fonte de calor (isto é, a queima abrupta do gás ou vapor), sem que haja a combustão do combustível emitente. Outro detalhe verificado é que, ao retirar-se a fonte de calor, acaba a inflamação (queima) da mistura.
Trata-se de um dado importante para classificação dos produtos combustíveis, em especial no que se refere à segurança, aos riscos de transporte, armazenagem e manuseamento.


Exemplos:





Através do ponto de fulgor distinguem-se os líquidos combustíveis e inflamáveis, de acordo com norma regulamentadora:

Líquido combustível: todo aquele que possua ponto de fulgor igual ou superior a 70°C (setenta graus Celsius) e inferior a 93,3°C (noventa e três graus e três décimos de graus Celsius).
O líquido combustível acima classifica-se como líquido combustível Classe III.

Líquido inflamável: todo aquele que possua ponto de fulgor inferior a 70°C (setenta graus Celsius) e pressão de vapor que não exceda 2,8 kg/cm2 absoluta a 37,7°C (trinta e sete graus e sete décimos de graus Celsius).


Quando o líquido inflamável definido acima possui ponto de fulgor superior a 37,7°C (trinta e sete graus e sete décimos de graus Celsius) e inferior a 70 °C (setenta graus Celsius), ele é classificado como líquido combustível Classe II. Quando o líquido inflamável possui ponto de fulgor inferior a 37,7°C (trinta e sete graus e sete décimos de graus Celsius) , ele é classificado como líquido combustível Classe I.

3 comentários:

  1. e O BIODIESEL ELE TEM O PONTO DE FULGOR DE 130, PORTANTO MAIOR DO QUE 93

    ResponderExcluir
  2. MICRO E NOT ESTÃO QUEBRADOS, DESCULPEM-ME...01/03/19.

    ResponderExcluir
  3. Vc sabe o ponto de fulgor de óleo de peixe e graxa suína?

    ResponderExcluir