01 abril 2022

Rampa de resultados do método de melhoria contínua PDCA - Sistema de Gestão da Segurança contra Incêndio e Pânico nas Edificações

 

Campos (2001 apud NASCIMENTO, 2011) complementa ainda, que o método de melhoria contínua não é apenas um ciclo de repetição, e sim estabelece uma rampa de resultados e melhorias onde cada ciclo findado oportunizará uma evolução e aperfeiçoamento ao próximo, conforme Figura 7. Esta rampa torna a última etapa a mais importante, pois proporcionará um novo começo ao ciclo, sendo esta a verdadeira filosofia do melhoramento contínuo (SLACK, 1996 apud ANDRADE, 2003).

 

Atualmente, este é o ciclo base para que todos os sistemas de gestão tornem-se compatíveis entre si, não gerando estruturas administrativas sobrepostas ou paralelas ao planejarem metas diferentes sobre uma mesma concepção dos macroprocessos (estrutura administrativa). Este foi o primeiro passo à consagração do sistema de gestão integrado (SGI) muito utilizado para as certificações ISO. O ciclo PDCA foi adaptado em normas específicas, e fundamenta dentre os diversos sistemas de gestão, os relevantes: sistema de gestão da qualidade (normas ISO 9000), gestão ambiental (ISO 14001), gestão com responsabilidade social (ISO 16001) e gestão em saúde e segurança no trabalho (OSHAS 18001).

  

Figura 7 – Rampa de resultados do método de melhoria contínua PDCA (CAMPOS, 2001 apud NASCIMENTO, 2011)

 


Da mesma forma, o Ciclo Operacional de Bombeiro foi concebido com quatro fases concordantes com as etapas do PDCA: 

- Normativa ou Preventiva (PLAN); 

- Passiva ou Estrutural (DO); 

- Ativa (CHECK); 

- investigativa ou pericial (ACT).

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário