05 abril 2022

Órgãos de meteorologia nacionais - CPTEC – INMET – DEPV – DHN – DWD - METEOROLOGIA APLICADA AO SERVIÇO DE BOMBEIROS

 4. Órgãos de meteorologia nacionais

 

Existem vários órgãos no Brasil que, diariamente, divulgam dados meteorológicos e boletins de previsão do tempo em nível nacional, regional ou estadual e municipal:

 

CPTEC – (Centro de previsão de tempo e estudos climáticos) do INPE (instituto nacional de pesquisas espaciais) do Ministério de C&T (www.cptec.inpe.br), com sede em Cachoeira Paulista - SP, é considerado o órgão de excelência científica no Brasil, estando integrado aos principais centros internacionais de previsão numérica do tempo.

 

O CPTEC conta com um supercomputador, com 96 processadores, capaz de realizar 768 bilhões de contas aritméticas por segundo, o que coloca o Brasil entre os sete países do mundo com capacidade de realizar, previsões de tempo e clima de maneira operacional.

 

Hoje é possível obter resultados de previsão de tempo para o globo com resolução de 63km e com extensão de até 15 dias à frente, modelos prevendo as condições atmosféricas para o américa do sul, com resolução é de 20x20Km e prazo de previsão de até 7 dias e previsões climáticas para o globo, cujo os resultados denotam os padrões médios da atmosfera para um horizonte de 3 meses.

 

O CPTEC também fornece imagens de satélite atualizadas a cada 30 minutos, para um diagnóstico apurado de como estão as condições da atmosfera, além de dados das diversas plataformas automáticas de coleta de dados meteorológicos espalhados pelo Brasil.

 

INMET – (Instituto nacional de meteorologia do ministério da agricultura e do abastecimento), com sede em Brasília (www.inmet.gov.br), é o mais antigo órgão de meteorologia do Brasil, é o órgão responsável, junto a organização meteorológica mundial de manter as estações climatológicas, informar dados de observação meteorológicos e criar os valores climatológicos das variáveis meteorológicas. Além disso o INMET realiza e divulga previsões de tempo regionais.

 

DEPV – (departamento de eletrônica e proteção ao vôo) do ministério da aeronáutica, tem a finalidade de gerar informações e previsões para uso específico da aviação civil e militar, nacional e internacional, de grande e pequeno porte, que utiliza o espaço aéreo brasileiro.

 

Além das informações de estações de superfície existentes nos principais aeroportos, também faz uso de dados de estações de altitude (radiosondas) e de aviões. DHN – (diretoria de hidrografia e navegação) do ministério da marinha, tem a finalidade de apoiar o transporte marítimo na costa brasileira. Este órgão faz previsão sinótica, mas também utiliza os modelos numéricos do CPTEC e do centro alemão DWD.




Nenhum comentário:

Postar um comentário