01 abril 2022

Descuidar do desenvolvimento científico da atividade é condenar as instituições regulamentadora - Sistema de Gestão da Segurança contra Incêndio e Pânico nas Edificações

 

Descuidar do desenvolvimento científico da atividade é condenar as instituições regulamentadoras a uma eterna dependência tecnológica que as sujeita à fragilidade diante de argumentos técnicos.

Complementou o mesmo autor em 2003, que o único "ponto de contato" com a perícia oficial realizada pela perícia criminalística é o local sinistrado durante as atividades de levantamento de campo, pois os objetivos finais divergem completamente.

 

Fão et al. (1998) afirmam que o então denominado ciclo operacional de bombeiro somente surge com a presença da fase investigativa, pois realimenta o sistema sob os objetivos básicos de identificar os fenômenos que explicam a propagação do incêndio e o surgimento de vítimas, avaliar a eficiência dos meios preventivos e o nível de risco existente, bem como avaliar a eficiência das ações de combate ao incêndio. Como complementa Cunha (2003), somente o estudo sistemático e metodológico dos incêndios é que ditarão a melhor forma de prevení-los.

 

Novamente, para mostrar que, assim como a abordagem da responsabilidade do Estado pelo seu mau funcionamento já era referenciado em tempos anteriores, Cunha (1995) também alertava quanto à imprescindibilidade da investigação de incêndio para a melhoria contínua do Corpo de Bombeiros Militar no Estado do Rio Grande do Sul:

 

Não se pode falar em revolução científica ou em produção de conhecimento na atividade de bombeiro sem a investigação de incêndio. [...]




Nenhum comentário:

Postar um comentário