02 abril 2022

Corpo de Bombeiros Militar exerce verdadeira polícia administrativa sobre as construções, para garantir a salubridade pública, no que concerne à prevenção de incêndios - Sistema de Gestão da Segurança contra Incêndio e Pânico nas Edificações

 

O poder público possui o controle sobre o direito de propriedade dos imóveis ao de ter acondição de expedição ou não de uma licença, instrumento este que simboliza a supremacia da coletividade e a proteção dos direitos fundamentais. Os bombeiros militares exercem suas funções para a mais ampla condição de segurança contra os incêndios, direcionada ao bem comum dos cidadãos, como diz Lazzarini (2003):

 

[...] o Corpo de Bombeiros Militar exerce verdadeira polícia administrativa sobre as construções, para garantir a salubridade pública, no que concerne à prevenção de incêndios, [...], dar tranquilidade pública [...] através do regular exercício da engenharia de proteção contra incêndios, como também de uma verdadeira educação comunitária.

 

[...] No seu desenrolar, porém, serão tomadas tantas outras decisões discricionárias quantas se tornarem necessárias, decisões estas consubstanciadas em atos administrativos que não podem descambar para o arbítrio lesivo à cidadania.

 

Sob outro relevante ponto de vista, o surgimento de estudos que relacionam a administração pública com as atividades de segurança contra incêndio em edificações têm contribuído sobremaneira para o melhor entendimento da área como atribuição inter-relacionada e influenciadora dos diversos setores sociais e econômicos, mas que infligem grande responsabilidade pela boa gestão.

 

Corrêa et al. (2002) ressaltaram, à época, que o desempenho eficiente das atribuições é o "poder-dever" do Corpo de Bombeiros Militar como garantidor da segurança à população através da observância das normas e da atuante fiscalização.

 

De acordo com Freitas (2009), os cidadãos possuem o direito fundamental à boa administração pública eficiente e eficaz, que tenha plena responsabilidade sobre seus atos comissivos ou omissos, ou seja, a administração pública tem o dever de observar além destes, todos os demais princípios constitucionais previstos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário