03 dezembro 2013

Cuba - 129. Por que os objetivos do Partido fundado por José Martí não puderam ser alcançados durante a etapa republicana de 1902 a 1958 sob um sistema pluri-partidário?

                          

Depois da saída de Cuba das tropas do Exército Espanhol, uma das primeiras providências do grupo de cubanos encabeçados por quem depois seria o primeiro presidente do país que representava os interesses dos Estados Unidos em conluio com o governador militar norte-americano, cujas tropas ocuparam a ilha durante 4 anos, foi dissolver o Partido Revolucionário Cubano.  O objetivo era muito claro, tirar do povo cubano a única organização que podia pôr em prática os sonhos do herói cubano.

De 1898 hasta 1908 existiram em Cuba 16 grupos e partidos de filiação republicana moderada conservadora, 3 grupos e partidos de filiação republicana moderada conservadora, 3 grupos e partidos de filiação união democrática e outros de diversas tendências.

De 1910 a 1930 continuou desenvolvendo-se o pluripartidarismo com o crescimento de partidos de todas as tendências incluindo o Partido Comunista (várias vezes declarado ilegal). Nas eleições presidências participaram 13 partidos, nas eleições de 1940, 11 partidos. Continuaram participando em sucessivas eleições. No pleito que deveria ocorrer 1952 estavam inscritos 6 partidos de tendência governista e três de oposição. Não houve eleição por causa de um golpe militar apoiado e reconhecido pelos Estados Unidos. Em 1954 houve um simulacro de eleição, o ditador Fulgêncio Batista numa tentativa de legalizar a situação do país realizou um pleito onde só concorreram os partidos que integravam à aliança com o partido do ditador, o Partido Liberal, o Democrata e o União Radical. Claro o ditador ganhou as eleições.


A história demonstrou que nenhum desses partidos e nem o pluripartidarismo jamais conseguiram representar os objetivos do partido de José Martí para resolver os graves problemas do país como a miséria, o analfabetismo, o desemprego, a prostituição, os altos índices de mortalidade infantil e de doenças curáveis, corrupção na administração, discriminação racial e o que é mais importante garantir a liberdade e a independência da nação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário