02 abril 2022

O usuário, o projetista e a fiscalização - Sistema de Gestão da Segurança contra Incêndio e Pânico nas Edificações

 

Complementarmente aos fatores normativos, para a implementação tangível da segurança contra incêndio em edificações, Brentano (2007) corrobora de que há três componentes humanos inseridos na prática da SCIE que devem ter a plena ciência dos seus reais objetivos, quais sejam: o usuário, o projetista e a fiscalização. Aos dois últimos infere-se ainda o de verde cumulativamente possuírem os conhecimentos científico e técnico específicos, os quais deveriam ser adquiridos a partir da educação formal e profissional. De uma forma realística, nada adiantará a excelência dos regulamentos sem o aperfeiçoamento dos recursos humanos e dos modelos gerenciais.

 

Vê-se, então, que não podemos mais analisar a SCIE restritos à atualização normativa e de procedimentos e ao simples cumprimento incondicional, o que pode causar um engessamento.

 

Como afirmou Billig et al. (2009), o processo deve ser dinâmico e evolutivo. Deve existir uma visão sistêmica de todas as etapas, entes, responsabilidades e conhecimentos envolvidos, tratando-se a segurança contra incêndio similarmente a um sistema de gestão, a qual buscará aeficiência aos preceitos modernos, com a importante análise inter-relacionada e em contínuo aprimoramento. Sobre isso, as subseções vindouras apresentarão, em linhas gerais, algumas abordagens conceituais da segurança contra incêndio em edificações como um sistema inter-relacionado.




Nenhum comentário:

Postar um comentário