01 abril 2022

Fase normativa ou preventiva - Consiste na fase de planejamento, análise dos riscos, estudo, normatização e regulamentação - Sistema de Gestão da Segurança contra Incêndio e Pânico nas Edificações

 

3.2.1.1 Fase normativa ou preventiva

 

Consiste na fase de planejamento, análise dos riscos, estudo, normatização e regulamentação (VIDAL, 2006). É a fase que determina o padrão a ser exigido pela fiscalização, bem como o controle e determinação de procedimentos que poderão ou não imprimir complexidade a todo o ciclo. Subdivide-se em normalização externa através da regulamentação com as especificações a serem cumpridas pelo público-alvo, e normalização interna como a definição formal dos procedimentos e interpretações a serem adotados nas atividades de análise e vistoria (MAUS, 2005).

 

Deve ser estabelecido aqui, o panorama dos recursos internos para atendimento da demanda advinda da regulamentação elaborada, prever o impacto e programar de forma realista a expansão na abrangência dos serviços e no acompanhamento da evolução tecnológica da área.

 

Maus (2005) como oficial comandante do Corpo de Bombeiros Militar escreveu que deve ser analisada a nível estratégico a conveniência, oportunidade e capacidade das Corporações em introduzir inovações, sobrepujando a relevância ou o valor normativo. Entendemos, de encontro ao posicionamento do autor, que toda análise técnica que garanta a segurança do susuários com eficiência custo-benefício e atinja o fim público a que se destina, merece a adaptação da administração pública para a sua implementação.

 

Pode-se planejar uma exigibilidade programada concomitante à estruturação dos setores responsáveis. Mazelas da gestão pública não podem em hipótese alguma superar a preservação da vida, ou ainda, a regulamentação que garanta a segurança das pessoas e o cumprimento dos demais objetivos de SCIE não deve adaptar-se ao potencial de atendimento da gestão pública, podendo este conformismo institucional acarretar em uma estagnação evolutiva. A premissa inversa é verdadeira, a gestão pública deve empreender esforços em achar mecanismos modernos que atinjam os resultados ultrapassando as limitações existentes.




Nenhum comentário:

Postar um comentário