01 abril 2022

Fase ativa - É a fase em que todo o planejamento e execução são postos à prova - Sistema de Gestão da Segurança contra Incêndio e Pânico nas Edificações

 

3.2.1.3 Fase ativa

 

É a fase em que todo o planejamento e execução são postos à prova. Consiste na verificação da eficácia das medidas implantadas conforme a regulamentação, quer seja em treinamento ou em situação real, e o potencial operacional de atendimento dos Corpos de Bombeiros e das pessoas treinadas para este socorro.

 

Semelhante à etapa correspondente ao PDCA, devem existir mecanismos de registro e mensuração dos critérios de eficácia dos sistemas e equipes de socorro para posteriormente serem realizadas as devidas análises.

 

Como exemplificação de acompanhamentos já existentes, as guarnições de bombeiros efetuam o registro de suas ações por meio de fichas ou boletins de atendimento das ocorrências, os quais devem fornecer de forma padronizada os detalhes técnicos dos sinistros tais como atividade exercida no prédio, danos decorrentes, sistemas com funcionamento adequado ou não, procedimentos adotados, entre outros.

 

Ainda, em Portugal como outro exemplo, na Portaria nº 1.532/2008 de âmbito nacional, sua regulamentação exige dos estabelecimentos a realização periódica de registros de segurança em diversos níveis conforme as suas ocupações, manifestando formalmente alguma alteração que deva ser regularizada.

 

Também, somente através de ações técnico-profissionais eficientes de extinção dos incêndios, por meio de planejamento, treinamento e coordenação, é que os bombeiros garantirão o cenário adequado para a recolha de informações durante a atividade investigativa.

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário