20 maio 2020

TÍTULO VI - TUBERCULOSE - CODAR – HB.ITU/CODAR 23.306 - Dados Epidemiológicos - vulnerabilidade à infecção - suscetibilidade


3. Dados Epidemiológicos

O agente infeccioso causador da enfermidade é o Micobacterium tuberculosis, também conhecido como bacilo de Kock, bacido da tuberculose e bacilo ácido-álcoolresistente (por suas características tintoriais). 

O Micobacterium tuberculosis ocorre sob a forma de quatro variedades sorológicas: Micobacterium tuberculosis hominis, o M. t. bovis, o M. t. africanum e o M. t. avium.

A imensa maioria das infecções humanas é causada pela variedade hominis. 

A variedade bovis pode ser transmitida através do leite não-fervido ou pasteurizado, a partir de rebanhos contaminados. 

Cabe ressaltar que esta forma de infecção é muito pouco freqüente no Brasil.

O grau de transmissibilidade depende do número de bacilos viáveis eliminados do nível de virulência dos mesmos e das oportunidades de dispersão dos bacilos em aerossóis, por intermédio da tosse, dos espirros, do canto e da fala, lançando perdigotos infectados. 

A tuberculose extrapulmonar pode ser transmitida por excreções ou secreções orgânicas, inclusive de fístulas.

O tratamento, quando eficaz e adequado, reduz rapidamente a viabilidade dos bacilos e a transmissibilidade. A suscetibilidade à tuberculose é universal.


A vulnerabilidade à infecção é maior entre:

·  crianças com menos de três anos;

·  adolescentes e adultos jovens;

·  pessoas idosas.


A suscetibilidade tende a incrementar-se entre:

·  aidéticos, dependentes de drogas, alcoólatras, hiponutridos, prostitutas e prostitutos;

·  pacientes com silicose e outras afecções pulmonares crônicas;

·  pacientes diabéticos ou tratados com imunosupressores.


Embora a tuberculose não seja uma doença transmissível de elevada infecciosidade, em relação ao tempo de exposição, está comprovado que uma exposição domiciliar prolongada representa um risco de 30% de transmissão, com uma chance de 2% de desenvolvimento da infecção no prazo de um ano.

As taxas de morbilidade e de mortalidade são maiores nos homens do que nas mulheres; tendem a aumentar com a idade e são maiores nos pobres do que nos ricos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário