Educação,
Treinamento e Simulados
A administração deve desenvolver uma programação para
prover treinamento, educação e simulados, na periodicidade descrita por este
padrão.
Na colocação da programação de instrução da brigada em
prática, pode se tornar difícil prover treinamento, educação ou simulados para
cada brigadista, individualmente em um dia específico, por isso, se pretende
que os planos de reclicagem possuam a flexibilidade necessária , por quem
planejar e programar estas atividades, recomendando-se planos de instruções
trimestrais, semestrais ou anuais, dependendo do que o caso prático requer:
Educação e
Treinamento
A instrução deve propiciar que os brigadistas executem
seus deveres com segurança, sendo que cada treinamento visa qualificar o aluno,
para obter um nível de desempenho adequado ao seu dever profissional e as suas
funções de brigadista, tais como, combater incêndios, conhecer equipamentos e
materiais. Esta habilidade e conhecimento, obtidos na instrução e performance
do treinamento, serão compatíveis com as necessidades de trabalho da brigada,
previstas no planejamento operacional, isto deve ser feito antes de participar
das operações de resposta à emergências.
Os brigadistas não executarão atividades de intervenção,
para a qual não receberam um programa de instrução próprio, a qualidade da
formação e a freqüência de treinos, assegurando que os brigadistas sejam
capazes de executar os deveres de resposta desejados, de maneira segura para
eles e para outras pessoas, sendo que a meta do treino e da educação é evitar
acidentes, danos, morte ou doença ocupacional.
Os coordenadores da brigada devem verificar a qualificação
dos instrutores, quanto à sua capacitação e o treinamento oferecido, sendo que
os brigadistas designados como líderes receberão treinamento e educação
proporcional com suas responsabilidades, tal educação deve ser mais completa
que a dos outros brigadistas. O coordenador de treinamento da brigada deve ser
um empregado com conhecimento reconhecido ou com certificado de brigadista e
instrutor expedido por autoridade do governo ou organização de certificação
nacional.
Quando a brigada recebe treinamento de indivíduos ou
organizações externas à empresa, o coordenador de treinamento designado, deve
se certificar que os instrutores, que ministram o treinamento, são capacitados
e têm referência profissional nos assuntos abordados. Esse treinamento deve ser
preparado, planejado e realizado, tendo por base os padrões desejados de
desempenho, que foram aprovados no regulamento organizacional.
Os empregados e brigadistas que foram treinados em
didática de ensino ou são reconhecidos, pelo coordenador de treinamento, como
capacitados no assunto a ser apresentado, podem ministrar a instrução para a
brigada, se baseando no uso de assuntos preparados em protocolos de aulas
prontos, que foram aprovados pelo coordenador de instrução.
Os benefícios do treinamento são atingidos quando este
conceito é detectável por simulados, que exercitam o conhecimento e habilidades
da brigada ou em ocorrências reais, porém realçamos que simulados não devem ser
considerados como treinamento. A instrução treina os brigadistas na operação de
equipamentos ou nas próprias estratégias e táticas, para operações de combate a
incêndio em emergências, o brigadista não pode demonstrar a sua competência
executando estas tarefas em um simulado. Os simulados podem ser valiosos
mecanismos para aferir a freqüência necessária de reciclagem do treinamento,
para manter as habilidades dos brigadistas.
Recomendações para
segurança em treinamentos de campo com fogo real são:
a) preparação para
seleção do local:
• selecione uma área aberta com uma distância segura de
edifícios vizinhos, vegetação seca e recipiente de armazenamento que contenham
líquidos e gases comprimidos
inflamáveis.
b) procedimentos de
segurança na pista:
• só deve ser permitido fumar em áreas designadas;
• separar combustíveis e fontes de ignição através de
distâncias seguras;
• se ventos fortes ou outra condição de tempo adversa
estiver presente, como um perigo para brigadistas ou propriedades adjacentes, o
treinamento de fogo real não deve ser ministrado;
• devem ser usadas somente fontes de ignição apropriadas;
• cada aluno deve ter pelo menos utilizar um extintor
carregado, ao participar em uma evolução de treino;
• ataque de fogo deve ser a favor do vento;
• deve ser tomado cuidado para que os brigadistas não
sejam colocados em risco pelos produtos de combustão;
• para treino em Classe incêndio B (líquidos inflamáveis),
pelo menos dois extintores portáteis do tamanho e capacitação apropriados devem
estar disponíveis para cada evolução do treinamento;
• deve-se afastar de um foco de fogo extinto de maneira
organizada, estando sempre em alerta para possível re-ignição no obstáculo.
c) as simulações
de treinamentos com fogo real devem ser proporcionais ao tamanho dos incêndios,
que se espera que os brigadistas irão extinguir, previstos no plano operacional
que descreve o modo intervenção, para os quais foram treinados;
d) a vestimenta do
brigadista, deve ser aquela que ele normalmente usaria durante o desempenho da
sua função de trabalho cotidiana;
e) instrutores;
O instrutor deve
executar as funções seguintes:
• guiar cada estudante enquanto se aproximar, extinguir e
se retirar de cada evolução de treinamento com fogo real;
• manter à supervisão dos brigadistas, que não estão
participando na evolução em curso.
f) combustíveis;
Os procedimentos de
controle de combustíveis na instrução devem seguir os critérios seguintes:
• não devem ser usados líquidos inflamáveis como
acelerantes ou para acender obstáculos na pista de incêndio Classe A (materiais
combustível sólidos), em treinamento;
• devem ser usados somente recipientes de segurança
aprovados, para aplicar líquidos combustíveis em obstáculos;
• a pessoa que abastecer e acender os obstáculos com fogo,
deve ser instruída corretamente, além de ser obrigatório, por esta, o uso de
roupa protetora apropriada;
• uma pessoa qualificada e equipada com uma linha manual
ou um extintor carregado e adequado ao combustível do obstáculo, deve estar ao
seu lado quando um líquido combustível está sendo abastecido na pista, para ser
usado em instrução com fogo real;
• Baseado em perigos específicos da pista ou prédio de
treinamento, o instrutor pode escolher a roupa protetora térmica de aproximação
ou uma de proteção para atuação em
estruturas.
Na maioria das situações, a roupa de proteção para
estruturas proverá um nível apropriado de proteção ao treino, porém, em
circunstâncias especiais, pode ser usada a roupa de aproximação para dar um
nível adicional de proteção para irradiação de calor pelo obstáculo.
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