22 maio 2020

TÍTULO IX - INTOXICAÇÕES ALIMENTARES - CID – 005 - CODAR – HB. AIA/CODAR 23.209 - INTOXICAÇÃO ALIMENTAR PROVOCADA PELO BACILLUS CEREUS CID– 005.8 - Caracterização - Mecanismos de Infecção - Medidas Preventivas



INTOXICAÇÃO ALIMENTAR PROVOCADA PELO BACILLUS CEREUS CID– 005.8


1. Caracterização

Transtorno gastrointestinal caracterizado, em alguns casos, por náuseas e vômitos e, em outros, por cólicas abdominais intensas e diarréia aquosa. A incubação, no caso dos vômitos, varia entre 1 e 5 horas e, no caso das diarréias, entre 6 e 16 horas.

O quadro persiste por aproximadamente 24 horas e, muito raramente, é fatal. O diagnóstico é confirmado pela identificação do Bacillus cereus – germe esporulado – em concentrações superiores a 100.000 microorganiosmos por milímetro cúbico, nas fezes e no alimento suspeito.


2. Mecanismos de Infecção

O Bacillus cereus – microorganismo anaeróbico e formador de esporos, encontrado no solo e em inúmeros alimentos crus, desde que atinja concentrações elevadas, produz duas enterotoxinas:

- uma, resistente ao calor, causa os vômitos;

- a outra, termolábil, causa a diarréia.


A ingestão de alimentos guardados na temperatura ambiente, após a cocção, permite a a multiplicação dos microorganismos e o desencadeamento dos surtos.


3. Medidas Preventivas

Os alimentos que não forem consumidos imediatamente após a cocção deverão ser conservados, em estufas, a temperaturas superiores a 64 graus centígrados, ou em congeladores, a temperaturas inferiores a 4 graus centígrados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário