01 dezembro 2013

Cuba - 295. Em que ano os Estados Unidos efetivaram o bloqueio a Cuba?


A hostilidade do Governo dos Estados Unidos contra Cuba, que tem no bloqueio uma de suas manifestações mais criminosas, começou antes das primeiras medidas revolucionárias do governo cubano; a rigor, começaram quando o movimento popular dirigido por Fidel Castro ainda lutava para derrubar o governo tirânico de Fulgencio Batista e para dar ao país um futuro melhor. Em 23 de dezembro de 1958, no curso de uma reunião do Conselho de Segurança Nacional, com a presença do Presidente Eisenhower, na qual se discutiu a situação de Cuba, o diretor da CIA, Allen Dulles, manifestou em termos categóricos:...”Devemos impedir a vitória de Castro”.

Um mês após a promulgação da Lei de Reforma Agrária, em 24 de julho de 1960, os Estados Unidos começam a considerar a utilização de medidas mais radicais e mortíferas contra a economia cubana. Em uma reunião convocada pelo Departamento de Estado para considerar as opções de ações contra Cuba, utilizou-se o critério de que “compete ao governo dos Estados Unidos assumir de imediato uma posição firme contra a lei e sua implementação’, e que “a melhor maneira de atingir o resultado necessário era a pressão econômica”. Considerou-se a supressão da quota açucareira cubana no mercado norte-americano, a qual provocaria que a “indústria açucareira sofresse uma abrupta e imediata queda, gerando um maior desemprego. Grandes quantidades de pessoas ficariam sem trabalho e começariam a passar fome”.

Nessa reunião, conforme o memorando redigido e agora divulgado, o Secretário de Estado Herter qualificou explicitamente as propostas como “medidas de guerra econômica”.

Em 6 de julho de 1960 é aplicada a medida concebida um ano antes: foi suprimida a quota açucareira cubana.


Por isso a guerra econômica e o bloqueio, que não cessou de endurecer durante mais de quatro décadas, começaram muito antes que o bloqueio fosse formalmente estabelecido por ordem executiva do Presidente dos Estados Unidos em 1962.

Nenhum comentário:

Postar um comentário