03 junho 2021

NOAEL e LOAEL - Classificação NOAEL e LOAEL dos principais agentes limpos – Riscos e Limitações de Uso dos Agentes Gasosos - Estudo de Sistema Fixo de Combate a Incêndio por Agente Gasoso

3.3 – NOAEL e LOAEL

Todos os gases de extinção antes de serem empregados são analisados em relação a sua toxidade usando os índices NOAEL e LOAEL.

O No Observed Adverse EffectsLevel – NOAEL é definido como a dose em que nenhum efeito adverso é observado. É a maior concentração a exposição a um determinado agente em que não se observa reação, efeito adverso ou sintoma em seres humanos (SEITO et al., 2008).

O LowestObserved Adverse EffectsLevel – LOAEL é dose mínima em que foi observado um efeito adverso. Esse grau é a menor concentração a exposição a um determinado agente na qual pode se observar reação, efeito adverso ou sintoma (SEITO et al., 2008).

As concentrações NOAEL e LOAEL para os agentes NOVEC 1230 e FM-200 encontram-se disponíveis na NFPA 2001, sempre considerando um tempo máximo de permanência no local de 5 minutos.

Geralmente não se classifica o NOAEL e LOAEL do CO2 por ser um gás que necessita de altas concentrações para atuar como extintor. Devido a essa característica os projetos que utilizam CO2 devem obrigatoriamente prever um tempo de espera para evacuação das pessoas do ambiente, antes de iniciar a liberação do gás.


Valores de NOAEL e LOAEL são apresentados na Tabela 3.4.

 

Tabela 3.4 – Classificação NOAEL e LOAEL dos principais agentes limpos (NFPA 2001, 2012; REGO, 2010)

 

Dentre os agentes de extinção mais utilizados, o dióxido de carbono é aquele que oferece maior risco para as pessoas, devido ao seu poder asfixiante e à exigência de elevadas concentrações. Os agentes limpos, por outro lado, exigem concentrações de projeto inferiores a NOAEL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário