25 maio 2021

Utilidades práticas das cobras - Guia de Cobras da Região de Manaus - Amazônia Central

 Utilidades práticas das cobras


Os chineses antigos colocavam cobras nos porões dos navios para exterminar ratos e evitar que eles transmitissem doenças fatais aos tripulantes.


Com menor freqüência, essa técnica também é utilizada na Amazônia Brasileira, onde os rios são as principais vias de trânsito de pessoas e mercadorias, e Jiboias podem ser utilizadas para o controle de ratos nos porões de barcos.


O veneno produzido por algumas espécies, como Jararacas, pode ter aplicações na medicina, é utilizado para a produção de medicamentos contra doenças como a hipertensão.


Ainda são raras as pesquisas nessa área no Brasil, mas venenos de cobras possivelmente têm muitas propriedades medicinais ainda não descobertas.


Outro uso de cobras por humanos é a criação em cativeiro para o comércio de animais de estimação (Figura 30).


No Brasil, essa prática ainda é pouco difundida, mas nos Estados unidos milhões de dólares são movimentados anualmente pela indústria pet, com o comércio de cobras e material de apoio técnico para criadores.


É preciso lembrar que a criação e comércio de animais silvestres no Brasil precisam ser autorizados e documentados pelos órgãos ambientais competentes.


Caso contrário caracteriza crime de tráfico e pode levar o responsável à prisão.


Figura 30 - Os humanos criam cobras em cativeiro como animais de estimação, ou até para apresentações perigosas. No Brasil, essa prática deve ser autorizada pelos órgãos ambientais competentes. Esta é a Naja-real (Ophiophagus hannah), maior cobra peçonhenta do mundo.

As cobras cumprem um papel importante para o equilíbrio de sistemas naturais e agrícolas.


Elas são exclusivamente carnívoras e, portanto, afetam as densidades de animais que consomem, além de servirem de alimento para outros animais como aves, mamíferos e outras cobras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário